Os sentidos do trabalho na perspectiva dos alunos e professores dos cursos técnicos integrado e subsequente da rede estadual de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17288

Palavras-chave:

Trabalho, Juventude, Educação profissional

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos do trabalho a partir da perspectiva dos professores e jovens que ingressam nos cursos técnicos de Ensino Médio da Rede Estadual de Educação, levando-se em conta seus anseios, suas inquietações, suas expectativas e vivências com o mundo do trabalho. Como marco teórico, esta investigação abordou pesquisas sobre o sentido do trabalho, observando como ele é significado segundo diferentes categorias de trabalhadores e/ou diferentes contextos sociais. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e coleta de dados por meio de questionários. Entre os sujeitos da pesquisa, encontram-se os docentes e alunos de duas escolas estaduais do município de Ubá (MG). A coleta de dados realizada por meio da aplicação de questionários aos estudantes, docentes e gestores. A pesquisa contou com a participação de 33 alunos, 8 professores e 5 gestores e os resultados mostraram que o sentido do trabalho, entre os estudantes, se vê mesclado com outras preocupações, como mercado de trabalho, emprego, profissão, dentre outros, revelando um universo de preocupações, expectativas e, mesmo, angústias, que fazem parte da formação dos estudantes frente ao universo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.

ANTUNES, R. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. In: FRIGOTTO, G.; GENTILI, P. (Orgs.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 35-48.

BERNAL-TORRES, C. A., PERALTA-GÓMEZ, M. C.; THOENE, U. Street vendors in Bogotá, Colombia, and their meanings of informal work. Cogent Psychology, v. 7, n. 1, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339148580_Street_vendors_in_Bogota

_Colombia_and_their_meanings_of_informal_work. Acesso em: 09 out. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023. Disponível em: https://down

load.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, edição extra, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 10 ago. 2021.

CARDOSO, A. Transições da escola para o trabalho no Brasil: persistência da desigualdade e frustração de expectativas. DADOS: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 51, n. 3, p.569-616, 2008. Disponível: www.scielo.br/j/dados/a/jLz3X6MrmXFfFMfLH3B8bpx/?format=pdf&

lang=pt. Acesso em: 20 out. 2023.

CIAVATTA, M. Trabalho-Educação – Uma Unidade Epistemológica, Histórica e Educacional. Revista Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, v. 17, n. 32, p. 132-149, 2019. Disponível em http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/28306. Acesso em: 10 ago. 2021.

CRUZ, R. E. da. Banco Mundial e política educacional: cooperação ou expansão dos interesses do capital internacional? Educar em Revista, Curitiba, v. 19, n. 22, p. 51-75, 2003. Disponível em: www.scielo.br/j/er/a/gw3JyKR8QPYbDMz3YtSjJhR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2023.

ESCOTT, C. M.; MORAES, M. A. C. de. História da educação profissional no Brasil: as políticas públicas e o novo cenário de formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 9., 2012, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2012. p. 1492-1508.

FARIA, A. P. dos S. Representações e (res)significações do “ser docente”: conexões entre sentidos do trabalho, espaços e territórios na rede pública estadual de ensino de Belo Horizonte. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) – Unihorizontes, Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2023/04/Arlene-Pereira-dos-SantosFaria.

pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

FERRAZ, D. L. S.; FERNANDES, P. C. M. Desvendando os sentidos do trabalho: limites, potencialidades e agenda de pesquisa. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 165-184, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpst/article/

view/159999/160708. Acesso em: 09 out. 2023.

FERRETTI, C. J. A reforma do ensino médio: desafios à educação profissional. Holos, Natal, v. 4, p. 261-271, 2018. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/

view/6975. Acesso em: 17 out. 2023.

FRIGOTTO, G. Educação e trabalho: Bases para debater a educação profissional emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 71-87, 2001.

FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 57-82.

FIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ICE (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação). Um novo jeito de ver, sentir e cuidar dos estudantes brasileiros. 2021. Disponível em: https://icebrasil.org.br/escola-da-escolha/. Acesso em: 20 out. 2023.

KUENZER, A. Z. Exclusão includente e inclusão excludente: a forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, J. C. et al. (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, 2005.

KUENZER, A. Z. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p.331-354, abr.- jun., 2017.

LIMA, E. R. S.; SANTOS, J. M. C.; SILVA, L. L. S. Ensino médio e educação profissional: perspectivas no plano nacional de educação (2014-2024). Revista da FAED, Cáceres, v. 24, n.2, p. 63-78, jul./dez. 2015.

MARCASSA, L. P.; CONDE, S. F. Juventude, Trabalho e Escola em Territórios de Precaridade Social. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n.4, p. 1296-1313, out./dez. 2017.

MINAS GERAIS/ Secretaria da Educação. Documento orientador para a oferta de educação profissional, versão 2021. Belo Horizonte: SEE, 2021.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAIS, J. K. C. de; MONTEIRO, L. de F.; HENRIQUE, A. L. S. A concepção de formação humana nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Revista Práticas educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 4, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7313. Acesso em: 20 out. 2023.

MOURA. D. H. Ensino médio e educação profissional: dualidade histórica e possibilidades de integração. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.58-79.

PEREIRA, J. R.; PAIVA, K. C. M.; IRIGARAY, H. A. R. “Trabalho sujo”, significado, sentido e identidade: proposição de análise integrada e perspectivas de pesquisas. Cadernos EBAPE. BR, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 829-841, 2021. Disponível em: https://www.scielo.

br/j/cebape/a/w9gFhLjcvNrzs5kPr7hjZ4Q/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 out. 2023,

RAMOS, M. N. Trabalho e formação profissional na Educação Profissional e Tecnológica. In: YouTube, 13 de dez. de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gvanEtwJvAU. Acesso em: 25 ago. 2021.

RAMOS, M. N. Concepção do Ensino Médio Integrado. SEMINÁRIO SOBRE ENSINO MÉDIO, 1., 2008, Belém. Anais... Belém: Secretária de Educação do Pará, 2008. Disponível em:http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 12 ago. 2023.

RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

RIBEIRO, S. Relação trabalho-escola: uma discussão sobre o papel social da escola na atualidade e perspectivas futuras. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 38-42, 2000. Disponível em: https://www.periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/8/5. Acesso em: 22 out. 2023.

ROSSO, B. D.; DEKAS, K. H.; WRZESNIEWSKI, A. On the meaning of work: a theoretical integration and review. Research in Organizational Behavior, n. 30, p. 91-127, 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0191308510000067. Acesso em: 09 out. 2023.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152–180, 2007.

SAVIANI, D. O choque da politecnia. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, n. 1, p. 131-152, 2003.

SILVA, M. R. Perspectivas curriculares contemporâneas. Curitiba: IBPEX, 2012.

SILVEIRA, C. E. et al. Transformações na sociedade e no mercado de trabalho: a inserção do profissional de turismo no cenário pós-pandemia da Covid-19. Observatório de Inovação do Turismo, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 106-130, 2020. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/article/view/6679/3348. Acesso em: 09 out. 2023.

VIEIRA, A. M. D. P.; SOUZA JÚNIOR, A. de. A educação profissional no Brasil. Interacções, n. 40, p. 152-169, 2016. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt›article›view. Acesso em: 17 out. 2023.

Downloads

Publicado

17-07-2024

Como Citar

VEIGA DA SILVA, M.; GONÇALVES BRASILEIRO, B. Os sentidos do trabalho na perspectiva dos alunos e professores dos cursos técnicos integrado e subsequente da rede estadual de ensino. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–18, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.17288. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17288. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos