Os sentidos do trabalho na perspectiva dos alunos e professores dos cursos técnicos integrado e subsequente da rede estadual de ensino
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17288Palavras-chave:
Trabalho, Juventude, Educação profissionalResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos do trabalho a partir da perspectiva dos professores e jovens que ingressam nos cursos técnicos de Ensino Médio da Rede Estadual de Educação, levando-se em conta seus anseios, suas inquietações, suas expectativas e vivências com o mundo do trabalho. Como marco teórico, esta investigação abordou pesquisas sobre o sentido do trabalho, observando como ele é significado segundo diferentes categorias de trabalhadores e/ou diferentes contextos sociais. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e coleta de dados por meio de questionários. Entre os sujeitos da pesquisa, encontram-se os docentes e alunos de duas escolas estaduais do município de Ubá (MG). A coleta de dados realizada por meio da aplicação de questionários aos estudantes, docentes e gestores. A pesquisa contou com a participação de 33 alunos, 8 professores e 5 gestores e os resultados mostraram que o sentido do trabalho, entre os estudantes, se vê mesclado com outras preocupações, como mercado de trabalho, emprego, profissão, dentre outros, revelando um universo de preocupações, expectativas e, mesmo, angústias, que fazem parte da formação dos estudantes frente ao universo do trabalho.
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