Desafios, limites e possibilidades para o desenvolvimento de práticas pedagógicas articuladas aos princípios da Educação do Campo em uma escola do município de Carangola - MG
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17356Palavras-chave:
Metodologia das Produções Narrativas, Escolas do Campo, Educação do CampoResumo
O presente artigo objetivou, a partir do uso da Metodologia das Produções Narrativas, evidenciar limites, desafios e possibilidades para o desenvolvimento de práticas pedagógicas articuladas aos princípios da Educação do Campo em uma escola do campo do município de Carangola – MG. Em termos metodológicos, foram realizadas duas entrevistas narrativas com quatro educadoras do campo. Em relação aos desafios e limites, as educadoras ressaltaram a ausência de uma política educacional no município de Carangola – MG e/ou orientação da gestão escolar para o desenvolvimento de práticas pedagógicas articuladas aos princípios pedagógicos da Educação do Campo; a ausência de recursos e materiais didático-pedagógicos que estejam vinculados ao contexto camponês na escola em que atuam; e a ausência de discussões aprofundadas relacionadas aos princípios pedagógicos da Educação do Campo durante a formação inicial de professores. Estes desafios fazem com que a articulação da prática pedagógica aos contextos vivenciados pelos sujeitos que vivem no campo seja limitada a discussões pontuais desenvolvidas em algumas disciplinas escolares; em brincadeiras relacionadas ao campo; atividades em algumas festividades, e não como algo que perpassa a prática pedagógica de maneira contínua e sistemática. Como possibilidades para a superação desses desafios, as educadoras indicaram a necessidade de se constituir um currículo que considere as especificidades dos sujeitos que vivem do/no campo somando-se ao investimento em políticas que viabilizem a formação das educadoras que atuam no campo para que tenham maiores possibilidades de articular suas práticas pedagógicas às realidades camponesas.
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