Abrindo os olhos e desmascarando o racismo
a Lei 10.639/2003 em sala de aula, fruição e análise de imagens visuais
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17471Palavras-chave:
Educação antirracista, Arte-Educação, Licenciatura em Artes, Análise de imagensResumo
Este artigo relata as abordagens metodológicas e práticas empregadas na disciplina de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, oferecida nos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Música e Teatro pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especificamente, destaca o uso da análise de imagem e a aplicação dos níveis de compreensão estética de Rossi (2006) para sensibilizar alunas e alunos sobre a urgência de adotar uma pedagogia antirracista em sala de aula. Após seminários conduzidos pelos discentes, torna-se evidente a necessidade urgente de desenvolver habilidades de leitura que ultrapassem o simbolismo discursivo, capacitando a interpretação, crítica e desconstrução de narrativas pictóricas e audiovisuais com conotações racistas.
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Referências
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