Abrindo os olhos e desmascarando o racismo
a Lei 10.639/2003 em sala de aula, fruição e análise de imagens visuais
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17471Palavras-chave:
Educação antirracista, Arte-Educação, Licenciatura em Artes, Análise de imagensResumo
Este artigo relata as abordagens metodológicas e práticas empregadas na disciplina de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, oferecida nos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Música e Teatro pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especificamente, destaca o uso da análise de imagem e a aplicação dos níveis de compreensão estética de Rossi (2006) para sensibilizar alunas e alunos sobre a urgência de adotar uma pedagogia antirracista em sala de aula. Após seminários conduzidos pelos discentes, torna-se evidente a necessidade urgente de desenvolver habilidades de leitura que ultrapassem o simbolismo discursivo, capacitando a interpretação, crítica e desconstrução de narrativas pictóricas e audiovisuais com conotações racistas.
Downloads
Referências
BRASIL. Plano Nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Brasília: MEC, SECADI, 2013.
________. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Ministério da Educação. Brasília, 2006.
________. Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras. Ministério da Educação. Brasília, 2004.
OLIVEIRA, Anderson José Machado de. Corpo e santidade na América portuguesa. In: DEL PRIORE, Mary; AMANTINO Márcia (orgs.) História do corpo no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
ROSSI, Maria Helena Wagner. A compreensão do desenvolvimento estético. In: PILLAR, Analice Dutra (org.) A educação do Olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.
SODRÉ, Muniz. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.