Abrindo os olhos e desmascarando o racismo

a Lei 10.639/2003 em sala de aula, fruição e análise de imagens visuais

Autores

  • Luiz Daniel Lerro Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17471

Palavras-chave:

Educação antirracista, Arte-Educação, Licenciatura em Artes, Análise de imagens

Resumo

Este artigo relata as abordagens metodológicas e práticas empregadas na disciplina de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, oferecida nos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Música e Teatro pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especificamente, destaca o uso da análise de imagem e a aplicação dos níveis de compreensão estética de Rossi (2006) para sensibilizar alunas e alunos sobre a urgência de adotar uma pedagogia antirracista em sala de aula. Após seminários conduzidos pelos discentes, torna-se evidente a necessidade urgente de desenvolver habilidades de leitura que ultrapassem o simbolismo discursivo, capacitando a interpretação, crítica e desconstrução de narrativas pictóricas e audiovisuais com conotações racistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Plano Nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Brasília: MEC, SECADI, 2013.

________. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Ministério da Educação. Brasília, 2006.

________. Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras. Ministério da Educação. Brasília, 2004.

OLIVEIRA, Anderson José Machado de. Corpo e santidade na América portuguesa. In: DEL PRIORE, Mary; AMANTINO Márcia (orgs.) História do corpo no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

ROSSI, Maria Helena Wagner. A compreensão do desenvolvimento estético. In: PILLAR, Analice Dutra (org.) A educação do Olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.

SODRÉ, Muniz. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.

Downloads

Publicado

08-03-2024

Como Citar

LERRO, L. D. Abrindo os olhos e desmascarando o racismo: a Lei 10.639/2003 em sala de aula, fruição e análise de imagens visuais. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–12, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.17471. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17471. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos