Práticas escolares na Escola Parque de Brasília nas colunas da jornalista Yvonne Jean (1962-1963)
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17510Palavras-chave:
Escola Parque de Brasília, Práticas Escolares, História da EducaçãoResumo
O artigo tem por objetivo analisar algumas práticas escolares da Escola Parque de Brasília conforme narradas nas colunas da jornalista Yvonne Jean no jornal Correio Braziliense entre os anos de 1962 e 1963. Metodologicamente, consultaram-se as edições do jornal disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, com a busca pela palavra-chave: “Yvonne Jean”, recortando-se, para esse estudo, as informações relativas a três tipos de práticas escolares descritas pela jornalista: as práticas de leitura; as festas escolares e a educação artística. Sobre as práticas de leitura, foi possível apurar o modo como as professoras visavam desenvolver o hábito da leitura nos estudantes da Escola Parque, no que, segundo Yvonne Jean, estavam obtendo algum sucesso, dado à procura maciça de livros na Biblioteca da instituição por parte dos escolares, a reclamar, inclusive, um reforço do acervo colocado à disposição dos jovens leitores. Já sobre as festas escolares, observaram-se distintos usos dessas comemorações por parte da comunidade escolar: ora para despertar valores patrióticos e cívicos, como no caso das comemorações da Semana da Pátria, ora para dar visibilidade e propagandear entre a comunidade os resultados alcançados com o tipo de educação ministrado na Escola Parque de Brasília. No que toca às práticas de educação artística, apurou-se que estas, baseadas nos princípios de liberdade de expressão infantil, vinham resultando em criações e inovações nas culturas escolares da Escola Parque, ainda que nem sempre possa ter havido consenso sobre o que seria a liberdade de expressão e a arte moderna que esta devia produzir.
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