Criança, currículo e escola:
interfaces para promover a cidadania desde as infâncias.
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17677Palavras-chave:
Criança, Currículo, Educação PúblicaResumo
O artigo tem por objetivo estabelecer relações e interfaces entre concepções de criança, infâncias, currículo e o papel da escola pública na formação para a cidadania desde as infâncias, evidenciando a interação desses elementos como essência do processo educativo. Partiu-se da apresentação e discussão dos conceitos de infância e criança construídos no Brasil, desde suas origens aos dias atuais, considerando-os como fenômenos históricos, políticos, culturais e sociais. A partir desse breve resgate histórico, procurou-se delimitar a visão de criança e de infância que contribuem para sustentar as bases de um currículo escolar na perspectiva da educação para a democracia. Resultado de pesquisa teórica, de abordagem qualitativa, o estudo buscou por meio dos dados obtidos, responder à questão central: Quais concepções de criança e de currículo adotadas e praticadas pela escola permitem abrir espaço para que os interesses e opiniões dos educandos sejam considerados no processo ensino e aprendizagem visando à formação para a cidadania desde a infância? Conclui-se que a escola, ao orientar e desenvolver sua prática educativa por um currículo na perspectiva democrática, que adota a visão de criança como um ser com ideias próprias, ativo, criativo e transformador, legitima sua condição como sujeito capaz de escolher, emitir opiniões e participar de decisões, incluindo aqui o cotidiano escolar, e amplia seu espaço de exercício de cidadania.
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