Placemaking effectual:
uma proposta formativa de aplicação
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17703Palavras-chave:
formação profissional, orientação empreendedora, desenvolvimentoResumo
O objetivo deste estudo é orientar a aplicação do placemaking effectual em espaços públicos ou privados. Em termos de metodologia, este Artigo Metodológico-Didático (AMD) adotou enfoque qualitativo, com foco em profissionais de Administração, buscando compreender que a construção de lugares (placemaking) a partir de espaços públicos ou privados ocorre por meio de debates, campos de ação e observação participante. Neste sentido, a partir de pesquisa bibliográfica, abordou-se conceitos de placemaking e de lógica effectual de orientação empreendedora, a luz da Teoria Social de Aprendizagem, foi elaborada uma proposição para uso em projetos a partir do cotejamento dos dados coletados. Essa abordagem remete à bagagem cognitiva do profissional de Administração com potencial empreendedor (placemaker). Os significados concebidos por ele emergem do contexto social, cultural e histórico em que está inserido. Os resultados deste AMD indicam que a elaboração do projeto de placemaking se beneficia da orientação empreendedora da lógica Effectual (Effectuation), a qual demanda cooperação e coordenação dos atores envolvidos no território. Requer, também, imersão no contexto do projeto, exigindo tempo e compreensão dos aspectos do lugar para a proposição de alternativas viáveis de desenvolvimento. Essa compreensão é fundamental para o fornecimento de elementos necessários à implementação de um projeto de placemaking effectual. Conclui-se que este AMD contribui para a profissionalização da área de Administração ao apresentar essa modalidade de trabalho, mas também por apontar uma proposta originada no Brasil. Tal proposta visa impulsionar e revigorar a formação e atuação profissional, abrindo caminhos para novas perspectivas no campo e áreas afins.
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