Placemaking effectual:

uma proposta formativa de aplicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17703

Palavras-chave:

formação profissional, orientação empreendedora, desenvolvimento

Resumo

O objetivo deste estudo é orientar a aplicação do placemaking effectual em espaços públicos ou privados. Em termos de metodologia, este Artigo Metodológico-Didático (AMD) adotou enfoque qualitativo, com foco em profissionais de Administração, buscando compreender que a construção de lugares (placemaking) a partir de espaços públicos ou privados ocorre por meio de debates, campos de ação e observação participante. Neste sentido, a partir de pesquisa bibliográfica, abordou-se conceitos de placemaking e de lógica effectual de orientação empreendedora, a luz da Teoria Social de Aprendizagem, foi elaborada uma proposição para uso em projetos a partir do cotejamento dos dados coletados. Essa abordagem remete à bagagem cognitiva do profissional de Administração com potencial empreendedor (placemaker). Os significados concebidos por ele emergem do contexto social, cultural e histórico em que está inserido. Os resultados deste AMD indicam que a elaboração do projeto de placemaking se beneficia da orientação empreendedora da lógica Effectual (Effectuation), a qual demanda cooperação e coordenação dos atores envolvidos no território. Requer, também, imersão no contexto do projeto, exigindo tempo e compreensão dos aspectos do lugar para a proposição de alternativas viáveis de desenvolvimento. Essa compreensão é fundamental para o fornecimento de elementos necessários à implementação de um projeto de placemaking effectual. Conclui-se que este AMD contribui para a profissionalização da área de Administração ao apresentar essa modalidade de trabalho, mas também por apontar uma proposta originada no Brasil. Tal proposta visa impulsionar e revigorar a formação e atuação profissional, abrindo caminhos para novas perspectivas no campo e áreas afins. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal e Viçosa, Brasil

Pós-Doutorado em Administração Pública, Turismo e Empreendedorismo pelas Universidades do Minho, Algarve e Évora, Portugal e em Políticas Públicas pelas Universidades de Tilburg e Breda, Holanda. Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais (MG), Brasil. Administrador e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2), Brasil. 

Elias José Mediotte, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Membro e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2), Brasil.

Alessandro Carlos da Silva-Junior, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutorando e Mestre em Administração Pública  pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Membro e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2), Brasil.

Referências

AUDY, Jorge. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos Avançados, v. 31, p. 75-87, 2017.

BADENHORST, Wessel. Guidelines for the practice of participatory Placemaking, 2019. Disponível em: https://urbact.eu/sites/default/files/02_guidelines_for_participatory_ Placemaking.pdf. Acesso em: 15 agosto de 2023.

BARBOSA, Morgana B. F. Reinventar o Espaço Urbano: mercado público do Benfica. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza (CE), 2016.

BISPO, Marcelo S. Contribuições Teóricas, Práticas, Metodológicas e Didáticas em Artigos Científicos. Revista de Administração Contemporânea, v. 27, p. e220256, 2022.

BRANDÃO, Carlos. Pactos em territórios: escalas de abordagem e ações pelo desenvolvimento. Organizações & Sociedade, v. 15, p. 145-157, 2008.

DEW, Nicholas; READ, Stuart; SARASVATHY, Sara D.; WILTBANK, Robert. Effectual versus predictive logics in entrepreneurial decision-making: differences between experts and novices. Journal of Business Venturing, v. 24, n. 4, p. 287–309, 2009a. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2008.02.002.

EMMENDOERFER, Magnus. Placemaking effectual. Zenodo, 2022. [verbete]. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6548903

EMMENDOERFER, Magnus et al. Placemaking as a vector and development instrument in the post-pandemic context. In: Development and its applications in scientific knowledge. São José dos Pinhais: Seven Editora, 2023. DOI: https://doi.org/10.56238/ devopinterscie-075

HEEMANN, J. O que faz um espaço público ser bem-sucedido? 2015. Disponível em: http://www.Placemaking.org.br/home/o-que-faz-um-espaco-publico-ser-bem-sucedido/. Acesso em: 15 agosto de 2023.

VASCONCELOS, P. What makes a great place? A project for public Spaces diagram. 2017. Disponível em: https://issuu.com/polianamv/docs/csgs__what_makes_a_great_place __dia. Acesso em: 15 agosto de 2023.

HEEMANN, J.; SANTIAGO, P. C. Guiado Espaço Público: Para inspirar e transformar. São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.placemaking.org.br/home/wp-content/uploads/2015/ 03/Guia-do-Espa%C3%A7o-P%C3%BAblico1.pdf. Acesso em: 15 agosto de 2023.

PROJECT FOR PUBLIC SPACES [PPS]. Placemaking: what if we built our cities around places? 2016. Disponível em: https://issuu.com/projectforpublicspaces/docs/oct_2016 _placemaking_booklet. Acesso em: 15 agosto de 2023.

READ, Stuart; SARAVASTHY, Sara. Knowing what to do and doing what you know: Effectuation as a form of entrepreneurial expertise. Journal of Private Equity, p. 45-62, 2005. DOI: https://doi.org/10.3905/jpe.2005.605370

RICHARDS, G. From Place Branding to Placemaking: The role of events. International Journal of Event and Festival Management, v.8, n. 1, p. 8-23, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/IJEFM-09-2016-0063

RUGG, Gordon; MCGEORGE, Peter. The sorting techniques: a tutorial paper on card sorts, picture sorts and item sorts. Expert Systems, v. 22, n. 3, p. 94-107, 2005.

SARASVATHY, Sara D. Causation and effectuation: Toward a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency. Academy of Management Review, v. 26, n. 2, p. 243-263, 2001.

SARASVATHY, Sara D. Effectuation: elements of entrepreneurial expertise. Massachusetts, USA: Edward Elgar Publishing, Inc., 2008.

SIGALAT-SIGNES, Enrique et al. Transition towards a tourist innovation model: The smart tourism destination: Reality or territorial marketing? Journal of Innovation & Knowledge, v. 5, n. 2, p. 96-104, 2020.

STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Penso Editora, 2011.

WHYTE, William H. The social life of small urban spaces. Baltimore: Edwards Brothers, 1980.

ZITCER, A. Making up Creative Placemaking. Journal of Planning Education and Research, v. 40, n. 5, p. 1-11, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/0739456X18773424

Downloads

Publicado

30-05-2024

Como Citar

EMMENDOERFER, M. L.; MEDIOTTE, E. J.; SILVA-JUNIOR, A. C. da. Placemaking effectual:: uma proposta formativa de aplicação. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–23, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.17703. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17703. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos