Placemaking effectual:

uma proposta formativa de aplicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17703

Palavras-chave:

formação profissional, orientação empreendedora, desenvolvimento

Resumo

O objetivo deste estudo é orientar a aplicação do placemaking effectual em espaços públicos ou privados. Em termos de metodologia, este Artigo Metodológico-Didático (AMD) adotou enfoque qualitativo, com foco em profissionais de Administração, buscando compreender que a construção de lugares (placemaking) a partir de espaços públicos ou privados ocorre por meio de debates, campos de ação e observação participante. Neste sentido, a partir de pesquisa bibliográfica, abordou-se conceitos de placemaking e de lógica effectual de orientação empreendedora, a luz da Teoria Social de Aprendizagem, foi elaborada uma proposição para uso em projetos a partir do cotejamento dos dados coletados. Essa abordagem remete à bagagem cognitiva do profissional de Administração com potencial empreendedor (placemaker). Os significados concebidos por ele emergem do contexto social, cultural e histórico em que está inserido. Os resultados deste AMD indicam que a elaboração do projeto de placemaking se beneficia da orientação empreendedora da lógica Effectual (Effectuation), a qual demanda cooperação e coordenação dos atores envolvidos no território. Requer, também, imersão no contexto do projeto, exigindo tempo e compreensão dos aspectos do lugar para a proposição de alternativas viáveis de desenvolvimento. Essa compreensão é fundamental para o fornecimento de elementos necessários à implementação de um projeto de placemaking effectual. Conclui-se que este AMD contribui para a profissionalização da área de Administração ao apresentar essa modalidade de trabalho, mas também por apontar uma proposta originada no Brasil. Tal proposta visa impulsionar e revigorar a formação e atuação profissional, abrindo caminhos para novas perspectivas no campo e áreas afins. 

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Biografia do Autor

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal e Viçosa, Brasil

Pós-Doutorado em Administração Pública, Turismo e Empreendedorismo pelas Universidades do Minho, Algarve e Évora, Portugal e em Políticas Públicas pelas Universidades de Tilburg e Breda, Holanda. Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais (MG), Brasil. Administrador e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2), Brasil. 

Elias José Mediotte, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Membro e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2), Brasil.

Alessandro Carlos da Silva-Junior, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutorando e Mestre em Administração Pública  pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Membro e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2), Brasil.

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Publicado

30-05-2024

Como Citar

EMMENDOERFER, M. L.; MEDIOTTE, E. J.; SILVA-JUNIOR, A. C. da. Placemaking effectual:: uma proposta formativa de aplicação. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–23, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.17703. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17703. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos