A Astronomia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia:
uma análise dos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17923Palavras-chave:
Currículo, Ensino de Geografia, Educação FormalResumo
As diversas sociedades se basearam na observação do céu para o desenvolvimento das suas atividades ao longo do tempo e espaço geográfico, até mesmo para interagir com a natureza. Embora a Astronomia não seja uma disciplina escolar, a sua compreensão na educação formal é de grande relevância. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo debater como é apresentada a Astronomia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental, e para isso utilizou como metodologia a análise bibliográfica e documental. A Astronomia poderia ser mais aprofundada nas propostas curriculares da Geografia, pois existe potencial para sua abordagem quanto as relações entre sociedade e natureza nas transformações do espaço geográfico, embora se sobressaiam os desafios, como a formação de professores, materiais didáticos e uma maior aplicação as vivências dos estudantes. Os conhecimentos astronômicos na BNCC de Geografia encontram-se no 6º Ano do Ensino Fundamental nos conteúdos físico-naturais, mas poderiam ser abordados em outros Anos de escolaridade se compreendidas as relações entre sociedade e natureza.
Downloads
Referências
AFONSO, A. E. Contribuições da Geografia Física para o ensino e aprendizagem geográfica na Educação Básica. Rev. Elet. Educação Geográfica em Foco. Ano 1, n. 1, jan/jul 2017.
AGUIAR, M. A. da S. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de votos. In: AGUIAR, M. A. da S.; DOURADO, L. F. (orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife, ANPAE, p. 08-22, 2018. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 08 ago. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRANCO, E. P.; BRANCO, A. B. de G.; IWASSE, L. F. A.; ZANATTA, S. C. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades? Debates em Educação. Maceió, v. 11, n. 25, set/dez, p. 155-171, 2019.
CARVALHO, T. F. G. de.; RAMOS, J. E. F. A BNCC e o ensino de Astronomia: o que muda na sala de aula e na formação de professores. Currículo & Docência. v. 02, n. 02, p. 83-101, 2020.
CAVACO, C. J. D. Processo de formação de adultos não escolarizados – a educação informal e a formação experiencial. Dissertação (Mestrado em Ciência da Educação) - Universidade de Lisboa, Portugal, 2001.
COUTO, M. A. C. Base Nacional Comum Curricular – BNCC – componente curricular: Geografia. Revista da ANPEGE, v. 12, n. 19, p. 183-203, 2017.
GADOTTI, M. A questão da educação formal/não formal. In: Institut International des Droits de L’enfant (IDE). Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Conferência, Sion, Suíça 18 a 22 out, 2005. Disponível em: http://www.paulofreire.org/pub/Institu/ SubInstitucional1203023491It003Ps002/Educacao_formal_nao_ formal_2005.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
GAMA, L. D.; HENRIQUE, A. B. Astronomia na Sala de Aula: Por Quê? Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n.9, p.7-15, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIROTTO, E. D. Dos PCNs a BNCC: o ensino de geografia sob domínio neoliberal. Geo UERJ, Rio de Janeiro – RJ, n. 30, p. 419-439, 2017.
GOHN, M. da G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro - RJ, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006.
GUIMARÃES, I. V. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Em Re-Vista. Uberlândia – MG, v. 25, n. Especial, p. 1036-1055, 2018.
JAFELICE, L. C. Astronomia cultural nos ensinos fundamental e médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA. n. 19, p. 57-92, 2015.
LAKATOS, E.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, 4402, p. 1-11, 2009.
LANGHI, R; NARDI, R. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras Editora, 2012.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1ª Edição. São Paulo: Cortez, 2009.
MELLO, F. C. de; SOARES, J. B.; KERBER, L. de O. Astronomia e Educação Intercultural: experiências no ensino de astronomia e ciências em escolas indígenas. In: Anais... I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia. Rio de Janeiro: SNEA, I, 2011.
RUIZ, J. A. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 14ª tiragem. São Paulo: Atlas, 1986.
SOBREIRA, P. H. A. Astronomia no ensino de Geografia: análise crítica nos Livros Didáticos de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia Física) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
SOBREIRA, P. H. A. Astronomia no Ensino de Geografia: Análise crítica nos livros didáticos de Geografia. In: Anais... XIII Encontro Nacional de Geógrafos. João Pessoa: AGB/UFPB, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.