A Astronomia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia:

uma análise dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Telma Oliveira Soares Velloso Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Alexander Josef Sá Tobias Costa PPGEO/UERJ https://orcid.org/0000-0003-3497-0681

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17923

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de Geografia, Educação Formal

Resumo

As diversas sociedades se basearam na observação do céu para o desenvolvimento das suas atividades ao longo do tempo e espaço geográfico, até mesmo para interagir com a natureza. Embora a Astronomia não seja uma disciplina escolar, a sua compreensão na educação formal é de grande relevância. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo debater como é apresentada a Astronomia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental, e para isso utilizou como metodologia a análise bibliográfica e documental. A Astronomia poderia ser mais aprofundada nas propostas curriculares da Geografia, pois existe potencial para sua abordagem quanto as relações entre sociedade e natureza nas transformações do espaço geográfico, embora se sobressaiam os desafios, como a formação de professores, materiais didáticos e uma maior aplicação as vivências dos estudantes. Os conhecimentos astronômicos na BNCC de Geografia encontram-se no 6º Ano do Ensino Fundamental nos conteúdos físico-naturais, mas poderiam ser abordados em outros Anos de escolaridade se compreendidas as relações entre sociedade e natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexander Josef Sá Tobias Costa, PPGEO/UERJ

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Geografia Física e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEO/UERJ). E-mail: ajcostageo@gmail.com.    

Referências

AFONSO, A. E. Contribuições da Geografia Física para o ensino e aprendizagem geográfica na Educação Básica. Rev. Elet. Educação Geográfica em Foco. Ano 1, n. 1, jan/jul 2017.

AGUIAR, M. A. da S. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de votos. In: AGUIAR, M. A. da S.; DOURADO, L. F. (orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife, ANPAE, p. 08-22, 2018. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 08 ago. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRANCO, E. P.; BRANCO, A. B. de G.; IWASSE, L. F. A.; ZANATTA, S. C. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades? Debates em Educação. Maceió, v. 11, n. 25, set/dez, p. 155-171, 2019.

CARVALHO, T. F. G. de.; RAMOS, J. E. F. A BNCC e o ensino de Astronomia: o que muda na sala de aula e na formação de professores. Currículo & Docência. v. 02, n. 02, p. 83-101, 2020.

CAVACO, C. J. D. Processo de formação de adultos não escolarizados – a educação informal e a formação experiencial. Dissertação (Mestrado em Ciência da Educação) - Universidade de Lisboa, Portugal, 2001.

COUTO, M. A. C. Base Nacional Comum Curricular – BNCC – componente curricular: Geografia. Revista da ANPEGE, v. 12, n. 19, p. 183-203, 2017.

GADOTTI, M. A questão da educação formal/não formal. In: Institut International des Droits de L’enfant (IDE). Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Conferência, Sion, Suíça 18 a 22 out, 2005. Disponível em: http://www.paulofreire.org/pub/Institu/ SubInstitucional1203023491It003Ps002/Educacao_formal_nao_ formal_2005.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.

GAMA, L. D.; HENRIQUE, A. B. Astronomia na Sala de Aula: Por Quê? Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n.9, p.7-15, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIROTTO, E. D. Dos PCNs a BNCC: o ensino de geografia sob domínio neoliberal. Geo UERJ, Rio de Janeiro – RJ, n. 30, p. 419-439, 2017.

GOHN, M. da G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro - RJ, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006.

GUIMARÃES, I. V. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Em Re-Vista. Uberlândia – MG, v. 25, n. Especial, p. 1036-1055, 2018.

JAFELICE, L. C. Astronomia cultural nos ensinos fundamental e médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA. n. 19, p. 57-92, 2015.

LAKATOS, E.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1991.

LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, 4402, p. 1-11, 2009.

LANGHI, R; NARDI, R. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras Editora, 2012.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1ª Edição. São Paulo: Cortez, 2009.

MELLO, F. C. de; SOARES, J. B.; KERBER, L. de O. Astronomia e Educação Intercultural: experiências no ensino de astronomia e ciências em escolas indígenas. In: Anais... I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia. Rio de Janeiro: SNEA, I, 2011.

RUIZ, J. A. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 14ª tiragem. São Paulo: Atlas, 1986.

SOBREIRA, P. H. A. Astronomia no ensino de Geografia: análise crítica nos Livros Didáticos de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia Física) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

SOBREIRA, P. H. A. Astronomia no Ensino de Geografia: Análise crítica nos livros didáticos de Geografia. In: Anais... XIII Encontro Nacional de Geógrafos. João Pessoa: AGB/UFPB, 2002.

Downloads

Publicado

20-05-2024

Como Citar

VELLOSO, T. O. S.; COSTA, A. J. S. T. A Astronomia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia: : uma análise dos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–19, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.17923. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17923. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos