Relato de experiência: a dimensão social da docência

Autores

  • Rosimeire Batista Lopes Servidor público estadual

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.18236

Palavras-chave:

Aprendizagem, Habilidades socioemocionais, Trabalho educacional

Resumo

O presente relato propõe uma reflexão acerca do ofício da educação, apresentando os desafios encontrados nas atividades diárias advindas do ato de lecionar, a fim de favorecer a construção da identidade docente.  O objetivo é evidenciar as adversidades encontradas no início da carreira, além de revelar as aprendizagens provenientes da experiência profissional. Para seu desenvolvimento foram apresentados os caminhos percorridos durante a trajetória como educadora, explorando a conexão da experiência com a literatura contemplada. Os resultados observados apontam a relevância de aprimorar as competências socioemocionais dos estudantes, além da construção da identidade docente, motivação profissional e necessidade de instigar a aprendizagem ativa. Assim sendo, no contexto do conhecimento dos conteúdos, é fundamental que os discentes se tornem cidadãos reflexivos e engajados na sociedade, visando um mundo com empatia e respeito ao próximo. Nesse viés, é perceptível a dimensão social do trabalho docente, já que, o professor precisa desenvolver o protagonismo estudantil no ambiente educacional, para ser perceptível na sociedade. Entretanto, o professor precisa de valorização e respeito, para que, a motivação seja vivenciada, e, consequentemente, excelência no seu desempenho profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília: MEC, 2018.

CONTRERAS, J. A autonomia do professor. São Paulo: Cortez, 2002.

COSTA JÚNIOR, J. F. A importância da educação como ferramenta para enfrentar os desafios da sociedade da informação e do conhecimento. Revista Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, v.01,n.01, p.127–144, jan/abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/97/79. Acesso em: 07 jun. 2024

D’AMBROSIO, B. S.; D’AMBROSIO, U. Formação de professores de Matemática: Professor-Pesquisador. Atos de Pesquisa em Educação, v. 1, n. 1, p. 75-85, 2006. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/65/33. Acesso em: 29 ago.2023.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 65ª ed., Paz e Terra, Rio de Janeiro/São Paulo: 2018.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, 270 p. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58829. Acesso em: 19 set. 2023

INOUE, C. R. et al. Manual de Normalização de Trabalhos acadêmicos: citação e referências: ABNT. São Paulo: UNESP, 2023. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Biblioteca/normasparapublicacoes/abnt-atualizado-fev-2024.pdf. Acesso: 07 jun. 2024

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, p.1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 out. 2023.

PEREIRA, A. S. at. al. Metodologia da Pesquisa Científica. 1ª ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018 Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf Acesso: 07 jun. 2024.

QUADROS, A. L.; et al. Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 1, p.1-8, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/QQnfy5rjCMZPcnYqLymrRpm/?format=pdf&lang=pt. Acesso

em: 15 ago. 2023

SILVA, A. N.; FERNANDEZ, C. Um professor de química, um conteúdo e dois contextos escolares: do PCK pessoal para o PCK em ação. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v.23, e26404, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172021230116. Acesso em: 24 out./2023.

Downloads

Publicado

20-06-2024

Como Citar

LOPES, R. B. Relato de experiência: a dimensão social da docência. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–08, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.18236. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18236. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência