Relato de experiência: a dimensão social da docência

Autores

  • Rosimeire Batista Lopes Servidor público estadual

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.18236

Palavras-chave:

Aprendizagem, Habilidades socioemocionais, Trabalho educacional

Resumo

O presente relato propõe uma reflexão acerca do ofício da educação, apresentando os desafios encontrados nas atividades diárias advindas do ato de lecionar, a fim de favorecer a construção da identidade docente.  O objetivo é evidenciar as adversidades encontradas no início da carreira, além de revelar as aprendizagens provenientes da experiência profissional. Para seu desenvolvimento foram apresentados os caminhos percorridos durante a trajetória como educadora, explorando a conexão da experiência com a literatura contemplada. Os resultados observados apontam a relevância de aprimorar as competências socioemocionais dos estudantes, além da construção da identidade docente, motivação profissional e necessidade de instigar a aprendizagem ativa. Assim sendo, no contexto do conhecimento dos conteúdos, é fundamental que os discentes se tornem cidadãos reflexivos e engajados na sociedade, visando um mundo com empatia e respeito ao próximo. Nesse viés, é perceptível a dimensão social do trabalho docente, já que, o professor precisa desenvolver o protagonismo estudantil no ambiente educacional, para ser perceptível na sociedade. Entretanto, o professor precisa de valorização e respeito, para que, a motivação seja vivenciada, e, consequentemente, excelência no seu desempenho profissional.

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Publicado

20-06-2024

Como Citar

LOPES, R. B. Relato de experiência: a dimensão social da docência. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–08, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.18236. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18236. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência