Relato de experiência: a dimensão social da docência
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.18236Palavras-chave:
Aprendizagem, Habilidades socioemocionais, Trabalho educacionalResumo
O presente relato propõe uma reflexão acerca do ofício da educação, apresentando os desafios encontrados nas atividades diárias advindas do ato de lecionar, a fim de favorecer a construção da identidade docente. O objetivo é evidenciar as adversidades encontradas no início da carreira, além de revelar as aprendizagens provenientes da experiência profissional. Para seu desenvolvimento foram apresentados os caminhos percorridos durante a trajetória como educadora, explorando a conexão da experiência com a literatura contemplada. Os resultados observados apontam a relevância de aprimorar as competências socioemocionais dos estudantes, além da construção da identidade docente, motivação profissional e necessidade de instigar a aprendizagem ativa. Assim sendo, no contexto do conhecimento dos conteúdos, é fundamental que os discentes se tornem cidadãos reflexivos e engajados na sociedade, visando um mundo com empatia e respeito ao próximo. Nesse viés, é perceptível a dimensão social do trabalho docente, já que, o professor precisa desenvolver o protagonismo estudantil no ambiente educacional, para ser perceptível na sociedade. Entretanto, o professor precisa de valorização e respeito, para que, a motivação seja vivenciada, e, consequentemente, excelência no seu desempenho profissional.
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