A importância da moradia estudantil como espaço de formação integral dos estudantes do ensino técnico na rede federal de educação profissional e tecnológica

Autores

  • Zilma Heloisa A F Bessas CEFET-MG
  • Emerson de Sousa Costa

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.18255

Resumo

O ingresso em uma instituição pública federal de ensino é um momento que agrega grande alegria não apenas ao aprovado, mas à família como um todo. Neste período, surgem muitas dúvidas, por exemplo, como e onde morar, já que a realidade para muitos estudantes é sair de casa e até mesmo ter que mudar-se de cidade. Uma opção para esse público, em algumas instituições federais de ensino, é a Moradia Estudantil (ME). Partindo desse pressuposto, o objetivo geral deste trabalho é apresentar o resultado de uma revisão bibliográfica voltada a analisar os trabalhos existentes com a temática de investigação sobre os limites e as potencialidades educacionais desenvolvidas nos estudantes residentes em Moradias Estudantis. E a partir desta pesquisa, relacionar o tema estudado como espaço de formação integral dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí. A metodologia a ser utilizada constituirá uma pesquisa de investigação bibliográfica, exploratória e descritiva, que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o tema, com vistas a torná-lo mais explícito. Logo, busca-se verificar como a vivência na ME contribui na formação integral dos estudantes, contemplando sua formação humana e cidadã e avaliar a importância da ME para que possa ser vista ademais de sua função essencial nos Programas de Assistência Estudantil (PAE), além de demonstrar a necessidade e relevância da implantação de Moradias Estudantis em instituições de educação profissional e tecnológica que ainda não a possuam, reconhecendo assim suas potencialidades.

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Publicado

06-07-2024

Como Citar

BESSAS, Z. H. A. F.; COSTA, E. de S. A importância da moradia estudantil como espaço de formação integral dos estudantes do ensino técnico na rede federal de educação profissional e tecnológica. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–17, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.18255. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18255. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos