A importância da moradia estudantil como espaço de formação integral dos estudantes do ensino técnico na rede federal de educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.18255Resumo
O ingresso em uma instituição pública federal de ensino é um momento que agrega grande alegria não apenas ao aprovado, mas à família como um todo. Neste período, surgem muitas dúvidas, por exemplo, como e onde morar, já que a realidade para muitos estudantes é sair de casa e até mesmo ter que mudar-se de cidade. Uma opção para esse público, em algumas instituições federais de ensino, é a Moradia Estudantil (ME). Partindo desse pressuposto, o objetivo geral deste trabalho é apresentar o resultado de uma revisão bibliográfica voltada a analisar os trabalhos existentes com a temática de investigação sobre os limites e as potencialidades educacionais desenvolvidas nos estudantes residentes em Moradias Estudantis. E a partir desta pesquisa, relacionar o tema estudado como espaço de formação integral dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí. A metodologia a ser utilizada constituirá uma pesquisa de investigação bibliográfica, exploratória e descritiva, que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o tema, com vistas a torná-lo mais explícito. Logo, busca-se verificar como a vivência na ME contribui na formação integral dos estudantes, contemplando sua formação humana e cidadã e avaliar a importância da ME para que possa ser vista ademais de sua função essencial nos Programas de Assistência Estudantil (PAE), além de demonstrar a necessidade e relevância da implantação de Moradias Estudantis em instituições de educação profissional e tecnológica que ainda não a possuam, reconhecendo assim suas potencialidades.
Downloads
Referências
BRASIL, O manifesto dos pioneiros da educação nova (1932). Disponível em: http://inep80anos.inep.gov.br/inep80anos/passado/manisfesto-dos-pioneiros-da-educacao-nova1932/143#:~:text=O%20Manifesto%20dos%20Pioneiros%20da,iguais%20possibilidades%20de%20apre ndizagem%20e. Acesso em: 20 mar. 2024
BRASIL. Constituição da República Federal do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 mar. 2024.
BRASIL. Decreto nº 11.785, de 20 de novembro de 2023. Institui o Programa Federal de Ações Afirmativas. 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/ 2023/
decreto/D11785.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%2011.785%2C%20DE%2020,Programa%20Federal%20de%20A%C3%A7%C3%B5es%20Afirmativas. Acesso em: 16 mar. 2024.
BRASIL. Decreto 7.234 de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil-PNAES. 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010 /2010/decreto/d7234.htm: Acesso em: 15 mar. 2024.
BRASIL. Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm. Acesso em: 15 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 14 mar. 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio: Documento Base. Brasília: 2007. Disponível http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf Acesso em: 15 mar. 2024.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2013-pdf/13448-diretrizes-curriculares-nacionais-2013. Acesso em: 18 mar. 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil _03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 mar. 2024.
CIAVATTA, M. O Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014.
CHIARATO, D. Faculdades públicas com moradia gratuita ou subsidiada. Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/conheca-faculdades-publicas-com-moradia-gratuita-ou-subsidiada. A cesso em: 21 ago. 2023.
CRAVEIRO, C. B. A. et al. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: diversidade e inclusão. 2013.
GARRIDO, E. N.; MERCURI, E. N. G. S. A moradia estudantil universitária como tema na produção científica nacional. Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, 2013.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.
HERINGER, R.; FERREIRA, R. Análise das principais políticas de inclusão de estudantes negros no ensino superior no Brasil no período 2001-2008. Brasília, IDP, 2011/2012.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Histórico IFMG 2023. Disponível em: https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/a-instituicao. Acesso em: 12 jul. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Coordenadoria de Assuntos Estudantis. Instrução Normativa nº 9 de 13 de dezembro de 2021. Regulamento da Moradia Estudantil, 2021. Disponível em: https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/images/PDF/CAE/Regulamentos/Instru%C3%A7%C3 %A3o_Normativa_9.pdf. Acesso em: 12 mar. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Diretoria de Desenvolvimento Institucional. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2023 Disponível em https://www.ifmg.edu.br /portal/diretoria-de-desenvolvimento-institucional-ddi/pdi2/arquivo-pdi-2019-2013/pdi-2019-20231 Acesso em 18 mar. 2024.
MINAYO, M. C. S. (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014. 408 p.
PESTANA, S. F. P. Afinal, o que é educação integral. Revista Contemporânea de Educação, v. 9, n. 17, p. 24-41, 2014. Acesso em: 12 jul. 2023.
SILVA, E. V. N. Políticas de inclusão de negros na educação: O dilema das Cotas. Disponível em: http://www.sociologia.ufsc.br/npms/eva_vn_da_silva.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.
SOUSA, A. C. A. Políticas de ações afirmativas de cotas raciais na Universidade de Brasília e os seus efeitos no mercado de trabalho. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.