A importância da moradia estudantil como espaço de formação integral dos estudantes do ensino técnico na rede federal de educação profissional e tecnológica

Autores

  • Zilma Heloisa A F Bessas CEFET-MG
  • Emerson de Sousa Costa

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.18255

Resumo

O ingresso em uma instituição pública federal de ensino é um momento que agrega grande alegria não apenas ao aprovado, mas à família como um todo. Neste período, surgem muitas dúvidas, por exemplo, como e onde morar, já que a realidade para muitos estudantes é sair de casa e até mesmo ter que mudar-se de cidade. Uma opção para esse público, em algumas instituições federais de ensino, é a Moradia Estudantil (ME). Partindo desse pressuposto, o objetivo geral deste trabalho é apresentar o resultado de uma revisão bibliográfica voltada a analisar os trabalhos existentes com a temática de investigação sobre os limites e as potencialidades educacionais desenvolvidas nos estudantes residentes em Moradias Estudantis. E a partir desta pesquisa, relacionar o tema estudado como espaço de formação integral dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí. A metodologia a ser utilizada constituirá uma pesquisa de investigação bibliográfica, exploratória e descritiva, que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o tema, com vistas a torná-lo mais explícito. Logo, busca-se verificar como a vivência na ME contribui na formação integral dos estudantes, contemplando sua formação humana e cidadã e avaliar a importância da ME para que possa ser vista ademais de sua função essencial nos Programas de Assistência Estudantil (PAE), além de demonstrar a necessidade e relevância da implantação de Moradias Estudantis em instituições de educação profissional e tecnológica que ainda não a possuam, reconhecendo assim suas potencialidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, O manifesto dos pioneiros da educação nova (1932). Disponível em: http://inep80anos.inep.gov.br/inep80anos/passado/manisfesto-dos-pioneiros-da-educacao-nova1932/143#:~:text=O%20Manifesto%20dos%20Pioneiros%20da,iguais%20possibilidades%20de%20apre ndizagem%20e. Acesso em: 20 mar. 2024

BRASIL. Constituição da República Federal do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 mar. 2024.

BRASIL. Decreto nº 11.785, de 20 de novembro de 2023. Institui o Programa Federal de Ações Afirmativas. 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/ 2023/

decreto/D11785.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%2011.785%2C%20DE%2020,Programa%20Federal%20de%20A%C3%A7%C3%B5es%20Afirmativas. Acesso em: 16 mar. 2024.

BRASIL. Decreto 7.234 de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil-PNAES. 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010 /2010/decreto/d7234.htm: Acesso em: 15 mar. 2024.

BRASIL. Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm. Acesso em: 15 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 14 mar. 2024.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio: Documento Base. Brasília: 2007. Disponível http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf Acesso em: 15 mar. 2024.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2013-pdf/13448-diretrizes-curriculares-nacionais-2013. Acesso em: 18 mar. 2024.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil _03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 mar. 2024.

CIAVATTA, M. O Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014.

CHIARATO, D. Faculdades públicas com moradia gratuita ou subsidiada. Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/conheca-faculdades-publicas-com-moradia-gratuita-ou-subsidiada. A cesso em: 21 ago. 2023.

CRAVEIRO, C. B. A. et al. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: diversidade e inclusão. 2013.

GARRIDO, E. N.; MERCURI, E. N. G. S. A moradia estudantil universitária como tema na produção científica nacional. Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, 2013.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.

HERINGER, R.; FERREIRA, R. Análise das principais políticas de inclusão de estudantes negros no ensino superior no Brasil no período 2001-2008. Brasília, IDP, 2011/2012.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Histórico IFMG 2023. Disponível em: https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/a-instituicao. Acesso em: 12 jul. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Coordenadoria de Assuntos Estudantis. Instrução Normativa nº 9 de 13 de dezembro de 2021. Regulamento da Moradia Estudantil, 2021. Disponível em: https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/images/PDF/CAE/Regulamentos/Instru%C3%A7%C3 %A3o_Normativa_9.pdf. Acesso em: 12 mar. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Diretoria de Desenvolvimento Institucional. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2023 Disponível em https://www.ifmg.edu.br /portal/diretoria-de-desenvolvimento-institucional-ddi/pdi2/arquivo-pdi-2019-2013/pdi-2019-20231 Acesso em 18 mar. 2024.

MINAYO, M. C. S. (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014. 408 p.

PESTANA, S. F. P. Afinal, o que é educação integral. Revista Contemporânea de Educação, v. 9, n. 17, p. 24-41, 2014. Acesso em: 12 jul. 2023.

SILVA, E. V. N. Políticas de inclusão de negros na educação: O dilema das Cotas. Disponível em: http://www.sociologia.ufsc.br/npms/eva_vn_da_silva.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.

SOUSA, A. C. A. Políticas de ações afirmativas de cotas raciais na Universidade de Brasília e os seus efeitos no mercado de trabalho. 2022.

Downloads

Publicado

06-07-2024

Como Citar

BESSAS, Z. H. A. F.; COSTA, E. de S. A importância da moradia estudantil como espaço de formação integral dos estudantes do ensino técnico na rede federal de educação profissional e tecnológica. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–17, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.18255. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18255. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos