Uma interpretação de paisagem fronteiriça na região das Guianas

Autores

  • Gutemberg Silva Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Carliendell Dias Magalhães Governo do estado do Amapá https://orcid.org/0009-0007-0030-218X
  • Clicia Di Miceli Governo do estado do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.18280

Palavras-chave:

Ilustração fotopoética, Região das Guianas. , Paisagem fronteiriça

Resumo

A região das Guianas, um recanto ainda enigmático da Amazônia internacional, aguarda por olhares atentos que desvendem sua vasta diversidade cultural. Nas suas paisagens fronteiriças, um mosaico cultural rico, frequentemente eclipsado, revela-se em toda a sua magnitude. Moldada pelas mãos de ingleses e holandeses, suas terras narram histórias de monoculturas canavieiras seguidas pela rizicultura, entrelaçadas com correntes migratórias únicas que trouxeram javaneses, indianos, chineses, africanos escravizados que, em conjunto com povos nativos, os moradores da região há milênios, configuraram este território ao norte da América do Sul.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gutemberg Silva, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Geógrafo. Doutor em Geografia pela UFRJ. Docente do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), atuando no colegiado de Relações Internacionais. É docente nos seguintes programas de pós-graduação: Mestrado Profissional em Estudos Fronteiriços (PPGEF-UNIFAP), Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-UNIFAP) e Doutorado em Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará (PPGPP-UECE). É bolsista de produtividade tecnológica do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa Políticas Territoriais e Desenvolvimento (POTEDES, https://www2.unifap.br/potedes/).

Carliendell Dias Magalhães, Governo do estado do Amapá

É bacharel e licenciado em Geografia (2014) e Especialista em Ensino de Geografia (2023) pela Universidade Federal do Amapá. Desde de 2014 é professor efetivo de geografia do Governo do Estado do Amapá e atualmente atua como gestor escolar na unidade educacional Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, município de Santana-AP. 

Clicia Di Miceli, Governo do estado do Amapá

Geógrafa. Mestra em Estudos Fronteiriços pela UNIFAP. Produtora Cultural.  Professora da rede estadual de educação do governo do Amapá. Suas pesquisas estão voltadas para o campo da Cultura na região das Guianas.

 

 

Downloads

Publicado

21-08-2024

Como Citar

SILVA, G.; MAGALHÃES, C. D.; DI MICELI, C. Uma interpretação de paisagem fronteiriça na região das Guianas. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–02, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.18280. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18280. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Outros Olhares