O Fenômeno da Improvisação no Contexto das Competências Secretariais
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.11523Resumo
À medida que se considera o profissional de secretariado executivo como peça-chave para responder as rápidas mudanças no âmbito organizacional não planejadas, pressupõe-se que haja correlação entre improvisação e competências secretariais. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é averiguar o fenômeno da improvisação como competência secretarial. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e de objetivo descritivo. Quanto à estratégia de coleta de dados, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Com base no tratamento dos dados, que ocorreu por intermédio de categorização e análise de conteúdo, confirmou-se, em âmbito teórico, a relação da improvisação com as competências secretarias, muito embora não esteja explícita no rol de competências do profissional de secretariado. Constatou-se que a improvisação pode contribuir com a ampliação do campo secretarial em termos teóricos e, ainda, que a disseminação de uma possibilidade de competência.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 23-09-2021 (2)
- 23-09-2021 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).