O Fenômeno da Improvisação no Contexto das Competências Secretariais

Autores

  • Shayany Aline Padilha Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC https://orcid.org/0000-0003-2334-1935
  • Deise Maria Wilhelm Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC
  • Kátia Denise Moreira Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC
  • Enio Snoeijer Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC https://orcid.org/0000-0001-9640-6459

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.11523

Resumo

À medida que se considera o profissional de secretariado executivo como peça-chave para responder as rápidas mudanças no âmbito organizacional não planejadas, pressupõe-se que haja correlação entre improvisação e competências secretariais. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é averiguar o fenômeno da improvisação como competência secretarial. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e de objetivo descritivo. Quanto à estratégia de coleta de dados, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Com base no tratamento dos dados, que ocorreu por intermédio de categorização e análise de conteúdo, confirmou-se, em âmbito teórico, a relação da improvisação com as competências secretarias, muito embora não esteja explícita no rol de competências do profissional de secretariado. Constatou-se que a improvisação pode contribuir com a ampliação do campo secretarial em termos teóricos e, ainda, que a disseminação de uma possibilidade de competência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shayany Aline Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Graduanda do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Deise Maria Wilhelm, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Graduanda do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Kátia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Voluntária do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2019-2021 e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional:Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC). Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e Secretariado. Avaliadora de trabalhos científicos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Autora de diversos trabalhos científicos publicados em periódicos e anais de eventos, dentre eles 17 premiados. Atuou também como Secretária-Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2017-2019.

Enio Snoeijer, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Graduado em 2002 no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ocupa o cargo de assistente em administração na UFSC desde 2012. Realizou curso de Especialização em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais na UNIESC em 2014. Graduado em Secretariado Executivo na UFSC (2019) com o recebimento do Mérito Estudantil pelo melhor índice de aproveitamento de curso. Mestre em Administração Universitária no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da UFSC (2020). É membro do grupo Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec) da UFSC desde 2016 e Vice-Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) desde novembro/2019..

Downloads

Publicado

2021-09-23 — Atualizado em 2021-09-23

Versões

Como Citar

Padilha, S. A., Wilhelm, D. M., Moreira, K. D., & Snoeijer, E. . (2021). O Fenômeno da Improvisação no Contexto das Competências Secretariais. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 2(1). https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.11523