A Internacionalização do Ensino Superior na perspectiva de Escritórios de Relações Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.13660Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender as principais motivações, impactos esperados e os desafios à estratégia de internacionalização no Ensino Superior, sob a perspectiva de responsáveis por escritórios de relações internacionais dessas instituições. Ressalta-se que o tema da internacionalização tem recebido maior relevância no ensino superior, uma vez que representa um meio para diferentes ganhos institucionais. Nesse sentido, novas concepções sobre esse processo são estudadas, tendo em vista as razões pelas quais as IEs buscam a internacionalização. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada a sete responsáveis pela coordenação de escritórios internacionais de instituições de ensino. Essas entrevistas foram realizadas num evento internacional com participação por adesão. Ademais, utilizou-se a análise de conteúdo para compreender os dados obtidos. Os resultados apontaram que as principais motivações para internacionalizar são de natureza acadêmica/institucional e/ou sociocultural.
Palavras-chave: Internacionalização do ensino superior; Escritórios internacionais; Desafios à internacionalização.
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