Secretariado remoto no Brasil

Mercado de trabalho e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2023.v4.15500

Resumo

Após o colapso sanitário causado pelo vírus COV-SARS-2, o teletrabalho ou home office se intensificaram e o secretariado remoto, surge como uma oportunidade, principalmente aos profissionais de secretariado executivo. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é avaliar o mercado de trabalho dos profissionais que atuam no secretariado remoto. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo, sendo os dados coletados a partir da aplicação de um questionário de pesquisa, via Google Forms. Os resultados apontam que o perfil dos profissionais que atuam no secretariado remoto são mulheres na faixa de 30 a 40 anos e são bacharéis em secretariado executivo.

Palavras-chave: Secretariado Remoto; Pós- Covid-19; Mercado de Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara de Oliveira Neco, Unioeste

Egressa de Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus Toledo, atuou como estagiária da recepção na Câmara Municipal de Toledo entre junho de 2021 e agosto de 2022. Possui nível B2 de proficiência na língua inglesa. Os temas de interesse são; empreendedorismo, oportunidade empreendedora, secretariado executivo, gestão de pessoas, assessoria e consultoria.

Debora Andrea Liessem Vigorena, Unioeste

Professora adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, vinculada ao curso de
Secretariado Executivo. Membro do Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo Bilíngue - GPSEB. Graduação em Secretariado Executivo pela UNIOESTE. Especialização em Gestão de Pessoas - UFPR. Mestre em Administração, área de concentração em Estratégias e Organizações - UFPR. Doutora em Administração. área de concentração em Organizações, Gestão e Sociedade - Universidade Positivo. Possui experiência como secretaria executiva em empresas privadas e atua no ensino superior há mais de 15 anos. Ministra disciplinas da área de secretariado executivo, estratégia organizacional, gestão da inovação, design thinking, metodologia científica e língua espanhola instrumental (Possui o diploma de proficiência de língua espanhola como língua estrangeira - D.E L:E nível C2). É pesquisadora dos temas gestão da inovação; políticas de inovação; inovação e design thinking; estratégias de empresas; internacionalização de empresas e de instituições de ensino superior

Flávio Braga de Almeida Gabriel, Unioeste

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2008), Mestrado em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (2010) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Economia - Unioeste. Tem experiência na área de Economia do Bem-Estar Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Distribuição de Renda e Sistema Previdenciário.

Downloads

Publicado

14-07-2023

Como Citar

de Oliveira Neco, M., Andrea Liessem Vigorena , D., Braga de Almeida Gabriel, F., & Tarallo, S. (2023). Secretariado remoto no Brasil: Mercado de trabalho e perspectivas. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 4(1). https://doi.org/10.33228/scribes.2023.v4.15500

Edição

Seção

Artigos