Ensino Remoto e Transformações Educacionais
Análise da Experiência dos Estudantes durante a Pandemia de Covid-19 na UFPE
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.v5i1.17433Resumo
O distanciamento social em períodos de crise pandêmica forçou a adaptação rápida do ensino presencial para o remoto, transformando o cenário educacional no curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Portaria nº 343/2020 facilitou essa transição, exigindo o uso de tecnologias de informação e comunicação para manter a continuidade dos estudos. Este estudo, com abordagem metodológica quantitativa, investiga o impacto do ensino remoto emergencial, por meio de questionários aplicados aos estudantes, focando na percepção sobre a eficácia do aprendizado, na preparação dos professores e na satisfação com as ferramentas utilizadas. Desafios como conectividade, disponibilidade de dispositivos e necessidade de suporte pedagógico adequado foram identificados. A experiência evidenciou a importância de políticas públicas para garantir a inclusão digital e a equidade educacional. A avaliação contínua e o feedback dos estudantes são cruciais para ajustes no ensino remoto, promovendo uma educação eficaz e inclusiva mesmo em tempos de crise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).