Ensino Remoto e Transformações Educacionais

Análise da Experiência dos Estudantes durante a Pandemia de Covid-19 na UFPE

Autores

  • Israel Ferreira de Lucena Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-3701-9720
  • Simone Dias de Azevedo Universidade Federal de Pernambuco
  • Geyza D'Ávila Arruda Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.v5i1.17433

Resumo

O distanciamento social em períodos de crise pandêmica forçou a adaptação rápida do ensino presencial para o remoto, transformando o cenário educacional no curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Portaria nº 343/2020 facilitou essa transição, exigindo o uso de tecnologias de informação e comunicação para manter a continuidade dos estudos. Este estudo, com abordagem metodológica quantitativa, investiga o impacto do ensino remoto emergencial, por meio de questionários aplicados aos estudantes, focando na percepção sobre a eficácia do aprendizado, na preparação dos professores e na satisfação com as ferramentas utilizadas. Desafios como conectividade, disponibilidade de dispositivos e necessidade de suporte pedagógico adequado foram identificados. A experiência evidenciou a importância de políticas públicas para garantir a inclusão digital e a equidade educacional. A avaliação contínua e o feedback dos estudantes são cruciais para ajustes no ensino remoto, promovendo uma educação eficaz e inclusiva mesmo em tempos de crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Ferreira de Lucena, Universidade Federal de Pernambuco

Israel Ferreira de Lucena, é estudante de Produção Publicitária pela FACOTTUR, bacharel em Secretariado Executivo pela UFPE e técnico em Guia de Turismo pelo Ser Educacional. Integra o Grupo Interdisciplinar Latino-Americano de Estudos e Pesquisa em Secretariado Executivo (GILESEC/UFPB), onde desenvolve pesquisas na área de Secretariado Executivo e temas correlatos. Dedica-se à produção de trabalhos científicos com foco na valorização e reconhecimento dessa profissão no ambiente corporativo. (Texto informado pelo autor)

Simone Dias de Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Secretariado pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e Mestrado em Administração pela mesma instituição, tendo concluído em 2004. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração e Secretariado, atuando principalmente nas seguintes áreas: Administração Geral, Secretariado, Atendimento ao público, Relações Públicas, Desenvolvimento Gerencial, Redação Oficial e Empresarial, Liderança, Comportamento Organizacional,Técnicas Secretariais, Organização de Eventos e Sustentabilidade. Também leciona no Curso de Graduação em Administração na área de RH. Sócia Fundadora da Associação Brasileira de Secretariado (SBSEC). Coordenadora do MBA em RH/UFPE. (Texto informado pela autora)

Geyza D'Ávila Arruda, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciência da Educação com especialidade em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho, Portugal. Possui mestrado em Gestão Empresarial pela DeVry FBV e graduação em Psicologia Organizacional pela FAFIRE. Atualmente, atua como professora adjunta na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

Lucena, I. F. de, Azevedo, S. D. de, & D’Ávila Arruda, G. (2024). Ensino Remoto e Transformações Educacionais: Análise da Experiência dos Estudantes durante a Pandemia de Covid-19 na UFPE. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 5(1), 59–83. https://doi.org/10.33228/scribes.v5i1.17433

Edição

Seção

Artigos