O Secretariado 4.0
Uma análise dos imaginários sociodiscursivos acerca do profissional construídos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.v5i1.20165Resumo
O termo Secretariado 4.0 diz respeito à profissão secretarial na “Quarta Revolução Industrial”, caracterizada pela integração da inteligência artificial ao cotidiano profissional. Com o objetivo de compreender a configuração sociodiscursiva em relação ao Secretariado 4.0, este trabalho propõe a análise de uma preleção realizada no “Primeiro Ciclo de Palestras – Secretariado 4.0”. Trata-se do resultado de uma investigação realizada ao longo de um ano, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Especificamente, nosso intuito foi investigar o discurso de saudação proferido pelo Senhor Celestino Todesco, Chefe de Gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), na ocasião (ano de 2019), representando o Ministro Marcos Pontes. Por meio de parâmetros metodológicos pré-definidos, realizou-se a seleção e a transcrição do corpus. O estudo aponta o reforço de imagens cristalizadas atribuídas à profissão secretarial e ao profissional, categorizado como, especificamente, do gênero feminino, atrelando a tal profissão/profissional representações naturalizadas no meio social como concernentes à mulher, a exemplo das de figura maternal (“mãe”) e figura infantilizada (“meninas”).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).