Habitando o Inabitável: Geração de Renda e Desenvolvimento Local no Conjunto Palmeiras
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v6i1.4518Palavras-chave:
Desenvolvimento local, geração de renda, gestão socialResumo
O caso se passa no Conjunto Palmeiras, um bairro da periferia de Fortaleza-CE, e é narrado a partir da ótica de Joaquim, um líder local atuante na Associação de Moradores. Em janeiro de 1997 Joaquim reflete sobre um intrincado problema: se de um lado a Associação conseguiu, à custa de muito trabalho e graças a um histórico de mobilização e lutas, a instalação de equipamentos públicos e serviços urbanos essenciais de que a comunidade era carente, de outro lado uma grande parte da população começa a encontrar dificuldades para fazer frente aos custos que esses mesmos serviços trouxeram, incompatíveis com sua renda. Como resolver o problema? É possível criar mecanismos para aumentar a renda local e manter esses moradores no bairro? O que pode fazer a Associação de Moradores? A aplicação do caso é sugerida em cursos com conteúdos relacionados a gestão social e desenvolvimento local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.