O Movimento “Campo de Públicas”: Construindo uma Comunidade Científica dedicada ao Interesse Público e aos Valores Republicanos
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v6i4.4681Palavras-chave:
Administração Pública, Paradigmas, Ensino e PesquisaResumo
RESUMO:Este artigo objetiva refletir sobre o movimento "Campo de Públicas", enquanto área de estudos, ensino, pesquisa e prática profissional; indagando em que medida se caracteriza como uma "comunidade científica", termo utilizado na acepção Kuhniana. Baseia-se em pesquisa teórico-empírica de base documental e bibliográfica. Inicialmente identifica-se um "paradigma emergente" relacionado ao interesse público e aos valores republicanos, como parâmetro delimitador de uma identidade coletiva assumida pelos próprios integrantes do movimento, que lhe dá características de uma comunidade científica em construção. Discute-se a trajetória histórica da área de ensino e pesquisa no Brasil, marcada por crises e redefinições, até iniciar seu processo de autonomização conquistando Diretrizes Curriculares Nacionais próprias. Em seguida, discute-se teoricamente os conceitos de interesse público e republicanismo que dão sustentação à emergente comunidade científica. Ao final, elencam-se alguns desafios e possibilidades colocados ao "Campo de Públicas", no sentido de afirmar sua condição de comunidade científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.