Educação e Inovação Social: A Formação Recíproca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14326

Resumo

Contexto do caso: Este caso para ensino discute a relação entre educação e inovação social, a partir de um dos episódios da série brasileira de documentários “Destino: Educação – Escolas Inovadoras” (Canal Futura), veiculada pela Globoplay, refletindo como a educação está associada à inovação social na prática. O documentário referido aborda o Projeto Âncora, escola localizada em Cotia/SP, em função de suas características inovadoras em destaque no contexto brasileiro.

Dilema do Caso: Com uma perspectiva freireana de aprendizagem transformativa, o caso, ao enfatizar uma Educação autônoma que contribui para a emancipação dos envolvidos, busca responder ao seguinte dilema: “A Educação pode gerar inovação social?”.

Fechamento do caso: As iniciativas discutidas permitem encaminhar a discussão nos dois sentidos: da Educação para a inovação social e vice-versa. Docentes de Ensino Superior em Administração, Gestão Pública, Pedagogia e cursos afins podem utilizar o caso em disciplinas que trabalhem direta ou indiretamente as temáticas discutidas.

 

Palavras-chave:Educação, Inovação Social, Abordagem Freireana, Mudança Social, Caso para Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Batista, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE e Mestre em Administração pelo PPGA/UFCG. Cursando também a Especialização em Gestão Pública pela UFERSA. Bacharel em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo e graduado em Gestão de Pessoas pelo Ceuclar. Atuou em cargos de gestão em empresas de segmentos diversos e estagiou como docente na UFCG. Em sua formação, foi participante de empresa júnior e do Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação. Principais temáticas de interesse: Inovação Social, Educação, Gestão de Pessoas e tópicos relacionados. Revisou artigos submetidos em eventos como o EnAnpad e em periódicos como Teoria e Prática em Administração e Cadernos EBAPE.

Diogo Henrique Helal, Fundação Joaquim Nabuco e Universidade Federal de Pernambuco

Pós Doutor em Administração (CEPEAD/UFMG, 2020). Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política (FAFICH/UFMG, 2008), graduado e mestre em Administração pela UFPE (2001, 2003). Pesquisador Associado da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC), onde é Coordenador Científico do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (NISP). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE.

Publicado

2023-04-21

Como Citar

Ferreira Batista, L., & Helal, D. H. (2023). Educação e Inovação Social: A Formação Recíproca. Administração Pública E Gestão Social, 15(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14326

Edição

Seção

Casos para ensino