O Julgamento de “Peter Lorre”: masculinidades e diferença em uma Escola Superior de Agricultura.

  • Jairo Barduni Filho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Eduardo Simonini UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
  • Grasiela Gomide de Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Cristiane Roque Pereira Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Educação, Masculinidades, Vida Estudantil

Resumo

O “espírito esaviano” foi uma mentalidade cunhada na Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (ESAV) – instituição esta que a partir de 1969 passou a ser conhecida como Universidade Federal de Viçosa (UFV) – e perdurou dos anos 20 aos 50 do séc. XX. O cultivo de tal “espírito” veio a ser uma ferramenta importante para modelar os modos de fazer e de pensar daqueles que iniciaram a construção da ESAV e que propunham fazer dela um modelo de influência tanto na prática da agricultura brasileira quanto na construção de valores morais “superiores” a contribuir com o crescimento da Nação. Neste sentido, este trabalho se dedicou – a partir da análise de artigos do jornal estudantil “O Bonde” (publicado entre 1945 e 1963) – a discutir diferentes masculinidades emergentes naquele contexto institucional e sua interferência no cotidiano discente da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Barduni Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora
Pedagogo, Mestre em Extensão Rural (UFV) e doutorando em Educação (UFJF).
Eduardo Simonini, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Psicólogo, professor do departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Psicologia Social (UERJ) e Doutor em Educação (UERJ).
Grasiela Gomide de Souza, Universidade Federal de Viçosa
Mestre em Psicologia (UNICAMP), técnica de Nível Superior da Universidade Federal de Viçosa, onde trabalha na Divisão Psicossocial.
Cristiane Roque Pereira, Universidade Federal de Viçosa
Graduanda em Pedagogia (UFV), bolsista PIBIC/CNPq (2012-2013).
Publicado
2014-07-15
Como Citar
Barduni Filho, J., Simonini, E., Souza, G. G. de, & Pereira, C. R. (2014). O Julgamento de “Peter Lorre”: masculinidades e diferença em uma Escola Superior de Agricultura. Educação Em Perspectiva, 5(1). https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.324
Seção
Artigos