Narrando a construção de uma Escola Família Agrícola na trama de movimentos sociais
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i2.786Palavras-chave:
Escola Família Agrícola. Movimento Social. Educação do CampoResumo
Narrando a construção de uma Escola Família Agrícola na trama de movimentos sociais
Os movimentos sociais são entendidos como sistema de relações que engendram diferentes dinâmicas de gestão de processos coletivos, tramadas em dinâmicas políticas, culturais, estéticas e históricas diversas. Assim, novos temas e grupos aparecem nas sociedades contemporâneas como inseridos nas problematizações acerca dos movimentos sociais, como acreditamos ser o caso das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). O presente trabalho, ao apresentar as dinâmicas sociais que construíram a EFA Puris, situada no município de Araponga/MG, defende que as EFAs não são escolas do campo isoladas em si mesmas, mas um conjunto amplo de sujeitos sociais inter-relacionados. Acreditamos, assim, na necessidade de se dar atenção ao movimento das EFAs no Brasil, principalmente quando este se configura tantas vezes a partir dos processos gestados nas comunidades e entre seus sujeitos.
Palavras-chave: Escola Família Agrícola, movimento social, educação do campo
The narrative of the construction of an Agricultural Family School in the plot of social movements
We can understand social movements as a system of relationships that engender different collective processes, woven into political, cultural, aesthetic and diverse historical dynamics. Hence, new themes and groups appear in contemporary societies as inserted in the questioning of social movements, as we believe to be the case of the Agricultural Family Schools (Escolas Famílias Agrícolas – EFAs). This paper, by presenting the social dynamics that built the EFA Puris, in the municipality of Araponga/ MG, argues that EFAs are not rural schools isolated in themselves, but a comprehensive set of interrelated social subjects. We believe, therefore, the need of paying attention to the movement of EFAs in Brazil, especially when it is so often configured from processes that is managed in communities and among their subjects.
Key words: Agricultural Family School, social movement, rural education
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