Ações e reflexões dos docentes no desenvolvimento da prática pedagógica na educação profissional e tecnológica

Autores

  • Geralda Aparecida de Carvalho Pena Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.777

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica. Prática pedagógica. Didatização

Resumo

 

Com a criação dos Institutos Federais (IF) ao final do ano de 2008 (Lei 11.892/08), novas configurações se apresentam para o ensino nessas instituições e, em consequência, novas demandas para a formação e o trabalho dos docentes. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo identificar e analisar as ações e reflexões dos professores de cursos de educação profissional técnica de nível médio, no desenvolvimento de sua prática pedagógica em um Instituto Federal. O referencial teórico são os estudos Chevallard e Shulman, entre outros. Os resultados apontam a utilização de diferentes estratégias de didatização no ensino nas disciplinas técnicas, com ênfase na relação teoria-prática para demonstrar a aplicabilidade do conhecimento em atividades da futura atuação profissional dos alunos. O estudo possibilita reflexões sobre as singularidades da prática pedagógica na educação profissional e tecnológica, mais especificamente sobre o ensino das disciplinas técnicas.


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Biografia do Autor

Geralda Aparecida de Carvalho Pena, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas

Pedagoga e Coordenadora de Pós-graduação no IFMG Campus Ouro Preto e Doutora em Educação - UFMG.

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Publicado

2017-10-23

Como Citar

PENA, G. A. de C. Ações e reflexões dos docentes no desenvolvimento da prática pedagógica na educação profissional e tecnológica. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 2, p. 250–266, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.777. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6881. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos