Ações e reflexões dos docentes no desenvolvimento da prática pedagógica na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.777Keywords:
Educação profissional e tecnológica. Prática pedagógica. DidatizaçãoAbstract
Com a criação dos Institutos Federais (IF) ao final do ano de 2008 (Lei 11.892/08), novas configurações se apresentam para o ensino nessas instituições e, em consequência, novas demandas para a formação e o trabalho dos docentes. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo identificar e analisar as ações e reflexões dos professores de cursos de educação profissional técnica de nível médio, no desenvolvimento de sua prática pedagógica em um Instituto Federal. O referencial teórico são os estudos Chevallard e Shulman, entre outros. Os resultados apontam a utilização de diferentes estratégias de didatização no ensino nas disciplinas técnicas, com ênfase na relação teoria-prática para demonstrar a aplicabilidade do conhecimento em atividades da futura atuação profissional dos alunos. O estudo possibilita reflexões sobre as singularidades da prática pedagógica na educação profissional e tecnológica, mais especificamente sobre o ensino das disciplinas técnicas.
Downloads
References
RASIL. Congresso Nacional. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Batista. Porto: Porto Editora, 1994.
CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Prática pedagógica. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação. CDROM.
CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica. Del saber sábio al saber enseñado. Tradução de Claudia Gilman. Aique Grupo Editor S. A. Buenos Aires, 1991.
FORQUIN, Jean Claude Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, n. 5, 1992.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 18. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
LOPES, Antônia Osima. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Técnicas de ensino: por que não? 12 ed. Campinas, SP: Papirus, 2001. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico).
POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2. ed. Trad. Ana Cristina Nasser. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas: profissão docente e formação. Perspectivas sociológicas. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1993. 206 p.
SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Formação docente: questões atuais. In: I Congresso IberoBrasileiro, VI Congresso Luso-Brasileiro, IV Congresso do Fórum Português, 2010, Elvas/Cáceres/Méridas. Cadernos ANPAE. Lisboa: FPAE-PT/FEAE-ES/ANPAE-BR, 2010. p. 1-12. Disponível em: < http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/62.pdf> Acesso em: 20 ago. 2016.
SHULMAN, Lee. El saber y entender de la profesión docente. Estudios Públicos, 99, p. 196-224, Santiago, Chile, 2005a.
SHULMAN, Lee. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de nueva reforma. In: Profesorado. Revista de curriculum y formación del profesorado. n. 9, 2. 2005b. Disponível em: < https://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2016.
TARDIF, Michael. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. A. Da condição docente: primeiras aproximações teóricas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p. 426-443, maio/ago, 2007.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.