A aprendizagem do jovem adulto a partir da sua perspectiva e inter-relação com os artefatos digitais: indicadores para pensar os processos formativos na universidade
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.994Palavras-chave:
Aprendizagem. Jovem adulto. Processos formativos. Artefatos digitais.Resumo
Este artigo investiga a aprendizagem do estudante jovem adulto a partir da sua perspectiva e inter-relação com os artefatos digitais e constitui-se como um estudo exploratório-explicativo, cujo público alvo foi uma turma de jovens ingressantes em uma universidade. As informações foram coletadas por meio de um questionário e analisadas sob a ótica da teoria da cognição distribuída e da teoria histórico-cultural. Os resultados elucidam que a aprendizagem conceitual, a partir da perspectiva dos estudantes, é construída socialmente por meio da participação e da colaboração, sempre mediadas por práticas e experiências coletivas e interativas, nas quais os artefatos digitais são auxiliares essenciais. Para tanto, necessitam de propostas formativas que vislumbrem uma prática diferenciada, apoiada na construção coletiva e na mediação, na qual o uso dos artefatos tem espaço garantido.
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