A aprendizagem do jovem adulto a partir da sua perspectiva e inter-relação com os artefatos digitais: indicadores para pensar os processos formativos na universidade
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.994Palabras clave:
Aprendizagem. Jovem adulto. Processos formativos. Artefatos digitais.Resumen
Este artigo investiga a aprendizagem do estudante jovem adulto a partir da sua perspectiva e inter-relação com os artefatos digitais e constitui-se como um estudo exploratório-explicativo, cujo público alvo foi uma turma de jovens ingressantes em uma universidade. As informações foram coletadas por meio de um questionário e analisadas sob a ótica da teoria da cognição distribuída e da teoria histórico-cultural. Os resultados elucidam que a aprendizagem conceitual, a partir da perspectiva dos estudantes, é construída socialmente por meio da participação e da colaboração, sempre mediadas por práticas e experiências coletivas e interativas, nas quais os artefatos digitais são auxiliares essenciais. Para tanto, necessitam de propostas formativas que vislumbrem uma prática diferenciada, apoiada na construção coletiva e na mediação, na qual o uso dos artefatos tem espaço garantido.
Descargas
Citas
BASSECHES, Michael. The development of dialectical thinking as an approach to integration. Integral Review, v. 1, p. 47-63, 2005. Disponível em: http://integral-review.org/documents/Development%20of%20Dialectical%20Thinking%201,%202005.pdf. Acesso em: 12 ago. 2017.
BONK, Curtis Jay; KIM, Kyung A. Extending sociocultural theory to adult learning. In: SMITH, M. Cecil; POURCHOT, Thomas. Adult learning and development: perspective from educational psychology. London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc, 1998. P. 67-88.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara. Comunicação Educacional: do modelo unidireccional para a comunicação multidireccional na sociedade do conhecimento. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 5., 2009, Braga. Atas... Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível em: repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7770/1/Sopcom.pdf. Acesso em: 23 dez. 2017.
COLE, Michael; ENGESTRÖM, Yrjö. A cultural-historical approach to distributed cognition. In: SALOMON, Gavriel. Distributed cognitions: psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. P. 01-46.
COLL, Cesar; MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. A incorporação das tecnologias de informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. P. 66-93.
KARASAVVIDIS, Ilias. Distributed cognition and educational practice. Journal of Interactive Learning Research, Creta, v. 13, p. 11-29, 2002.
LALUEZA, Luis José; CAMPS, Isabel Crespo e Silva. As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles (Orgs.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. P. 47-65.
LEMME, Barbara Hansen. Development in adulthood. Boston: Allyn & Bacon, 1995.
MARTINS, Ligia Marcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
MONEREO, Carles; POZO, Juan Ignacio. O aluno em ambientes virtuais. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. P. 97-135.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 211-229, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27931/29703. Acesso em: 24 fev. 2016.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Cultura e psicologia: questões sobre o desenvolvimento do adulto. São Paulo: Editora Hucitec, 2009.
PALÁCIOS, Jesús. O desenvolvimento após a adolescência. In: COLL, César; PALÁCIOS, Jesús; MARCHESI, Álvaro (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação. v. 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. P. 306-321.
PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Duskin. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2006.
PEA, Roy. Practices of distributed intelligence and designs for education. In: SALOMON, Graviel. Distributed cognitions: psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. P. 47-87.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevizan de. (Orgs.) Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.
ROGOFF, Barbara. Observando a atividade sociocultural em três planos: apropriação participatória, participação guiada e aprendizado. In: WERTSCH, James V. Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre: Artmed, 1998. P. 122-136.
SALOMON, Gavriel. Distributed cognitions: psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. P. 47-87.
SALOMON, Gavriel. Of mind and media: how culture’s symbolic forms affect learning and thinking. Phi Delta Kappan, v. 78, n. 5, p. 375-380, 1997.
SALOMON, Gavriel; PERKINS, David; GLOBERSON, Tamar. Partners in cognition: extending human intelligence with intelligent technologies. Educational Researcher, v. 20, p. 2-9, 1991.
SANTOS, Ezicléia Tavares dos. Do aprender ao ensinar: significados construídos pelo futuro docente no aprendizado com e sobre as tecnologias digitais. 2012. 336 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
SMITH, M. Cecil; POURCHOT, Thomas. Adult learning and development: perspective from educational psychology. London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc, 1998.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
WERTSCH, James V., TULVISTE, Peeter. L. S. Vygotsky e a psicologia evolutiva contemporânea. In: DANIELS, Harry (Org.). Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Edições Loyola, 2013. P. 61-82.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.