A aprendizagem do jovem adulto a partir da sua perspectiva e inter-relação com os artefatos digitais: indicadores para pensar os processos formativos na universidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.994

Keywords:

Aprendizagem. Jovem adulto. Processos formativos. Artefatos digitais.

Abstract

Este artigo investiga a aprendizagem do estudante jovem adulto a partir da sua perspectiva e inter-relação com os artefatos digitais e constitui-se como um estudo exploratório-explicativo, cujo público alvo foi uma turma de jovens ingressantes em uma universidade. As informações foram coletadas por meio de um questionário e analisadas sob a ótica da teoria da cognição distribuída e da teoria histórico-cultural. Os resultados elucidam que a aprendizagem conceitual, a partir da perspectiva dos estudantes, é construída socialmente por meio da participação e da colaboração, sempre mediadas por práticas e experiências coletivas e interativas, nas quais os artefatos digitais são auxiliares essenciais. Para tanto, necessitam de propostas formativas que vislumbrem uma prática diferenciada, apoiada na construção coletiva e na mediação, na qual o uso dos artefatos tem espaço garantido.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho. Professora da Universidade Estadual de Londrina.

Claudia Maria de Lima, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho

Professora da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BASSECHES, Michael. The development of dialectical thinking as an approach to integration. Integral Review, v. 1, p. 47-63, 2005. Disponível em: http://integral-review.org/documents/Development%20of%20Dialectical%20Thinking%201,%202005.pdf. Acesso em: 12 ago. 2017.

BONK, Curtis Jay; KIM, Kyung A. Extending sociocultural theory to adult learning. In: SMITH, M. Cecil; POURCHOT, Thomas. Adult learning and development: perspective from educational psychology. London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc, 1998. P. 67-88.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara. Comunicação Educacional: do modelo unidireccional para a comunicação multidireccional na sociedade do conhecimento. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 5., 2009, Braga. Atas... Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível em: repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7770/1/Sopcom.pdf. Acesso em: 23 dez. 2017.

COLE, Michael; ENGESTRÖM, Yrjö. A cultural-historical approach to distributed cognition. In: SALOMON, Gavriel. Distributed cognitions: psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. P. 01-46.

COLL, Cesar; MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. A incorporação das tecnologias de informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. P. 66-93.

KARASAVVIDIS, Ilias. Distributed cognition and educational practice. Journal of Interactive Learning Research, Creta, v. 13, p. 11-29, 2002.

LALUEZA, Luis José; CAMPS, Isabel Crespo e Silva. As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles (Orgs.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. P. 47-65.

LEMME, Barbara Hansen. Development in adulthood. Boston: Allyn & Bacon, 1995.

MARTINS, Ligia Marcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

MONEREO, Carles; POZO, Juan Ignacio. O aluno em ambientes virtuais. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. P. 97-135.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 211-229, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27931/29703. Acesso em: 24 fev. 2016.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Cultura e psicologia: questões sobre o desenvolvimento do adulto. São Paulo: Editora Hucitec, 2009.

PALÁCIOS, Jesús. O desenvolvimento após a adolescência. In: COLL, César; PALÁCIOS, Jesús; MARCHESI, Álvaro (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação. v. 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. P. 306-321.

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Duskin. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PEA, Roy. Practices of distributed intelligence and designs for education. In: SALOMON, Graviel. Distributed cognitions: psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. P. 47-87.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevizan de. (Orgs.) Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.

ROGOFF, Barbara. Observando a atividade sociocultural em três planos: apropriação participatória, participação guiada e aprendizado. In: WERTSCH, James V. Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre: Artmed, 1998. P. 122-136.

SALOMON, Gavriel. Distributed cognitions: psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. P. 47-87.

SALOMON, Gavriel. Of mind and media: how culture’s symbolic forms affect learning and thinking. Phi Delta Kappan, v. 78, n. 5, p. 375-380, 1997.

SALOMON, Gavriel; PERKINS, David; GLOBERSON, Tamar. Partners in cognition: extending human intelligence with intelligent technologies. Educational Researcher, v. 20, p. 2-9, 1991.

SANTOS, Ezicléia Tavares dos. Do aprender ao ensinar: significados construídos pelo futuro docente no aprendizado com e sobre as tecnologias digitais. 2012. 336 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.

SMITH, M. Cecil; POURCHOT, Thomas. Adult learning and development: perspective from educational psychology. London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc, 1998.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

WERTSCH, James V., TULVISTE, Peeter. L. S. Vygotsky e a psicologia evolutiva contemporânea. In: DANIELS, Harry (Org.). Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Edições Loyola, 2013. P. 61-82.

Published

2018-12-30

How to Cite

MORAES, D. A. F. de; LIMA, C. M. de. A aprendizagem do jovem adulto a partir da sua perspectiva e inter-relação com os artefatos digitais: indicadores para pensar os processos formativos na universidade. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 632–649, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.994. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7064. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos