A interferência da vulnerabilidade social sobre as oportunidades educacionais nos territórios urbanos

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir, com base na literatura especializada, como a vulnerabilidade social pode exercer influência sobre as oportunidades educacionais. A análise do referencial teórico evidenciou que há um conjunto de elementos externos e internos à escola, advindos da vulnerabilidade do território, que influenciam suas atividades administrativas e pedagógicas, como: maior carência de instrumentos promotores de bem-estar social no território; homogeneidade do corpo discente; realização de seleção de alunos e professores; rotatividade de profissionais; formação profissional insuficiente; representação negativa dos alunos; simplificação de conteúdos e menor tempo dedicado às práticas educacionais. Conclui-se, segundo a literatura tratada, que esses elementos interferem e dificultam o pleno desenvolvimento das funções da escola enquanto promotora de conhecimentos e acabam criando ou reforçando desigualdades educacionais.

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Biografia do Autor

Silvana Menegoto Nogueira Di Giusto, Universidade Cidade de São Paulo

Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e habilitação em curso de Formação Pedagógica para Docentes.

Vanda Mendes Ribeiro, Universidade Cidade de São Paulo

Professora Doutora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio sanduíche na Universidade de Genebra (Unige), Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás.

 

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Publicado
2019-12-20
Como Citar
Giusto, S. M. N. D., & Ribeiro, V. M. (2019). A interferência da vulnerabilidade social sobre as oportunidades educacionais nos territórios urbanos. Educação Em Perspectiva, 10, e019026. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7114