Desafios na gestão escolar

liderança em discussão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i00.9238

Palavras-chave:

Liderança, Gestão, Escola, Participação

Resumo

Este artigo discute o tema da gestão escolar, aspectos da legislação referente à gestão democrática e práticas de liderança em três escolas em diferentes redes de ensino. Seu objetivo é compreender como a gestão escolar desenvolve práticas de lideranças democrática nas ações propostas pela equipe diretiva. A metodologia é de cunho qualitativo com coleta de dados através de um questionário estruturado, com gestores, professores e pais. Identifica-se que a liderança na gestão escolar se materializa a partir de ações participativas e dialógicas entre gestão, professores e pais, enquanto função prática de cooperação.

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Biografia do Autor

Almir Paulo dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor da Universidade Federal Fronteira Sul (Campus Erechim, Rio Grande do Sul). Coordenador do projeto de pesquisa: Indicadores de Práticas de Gestão Democrática no Âmbito da Educação Básica a partir das Avaliações em Larga Escala (CNPq). 

Moises Marques Prsybyciem, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, Rio Grande do Sul. 

Juliane Bonez, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda do Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Colaboradora do Projeto de Pesquisa "Indicadores de Práticas de Gestão Democrática no âmbito da educação básica a partir das avaliações em larga escala" (CNPq).

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Publicado

2020-12-05

Como Citar

SANTOS, A. P. dos; PRSYBYCIEM, M. M.; BONEZ, J. Desafios na gestão escolar: liderança em discussão. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020040, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i00.9238. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9238. Acesso em: 14 jul. 2024.