Professores e sua formação no mundo capitalista
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.924Keywords:
Formação do professor. Formação profissional. Materialismo histórico-dialético.Abstract
O artigo consiste de resultados de estudos relacionados à educação e formação de professores na perspectiva do materialismo histórico e dialético. Objetiva fazer uma retomada sobre a formação do professor e seu papel como profissional. A questão principal é: é possível uma educação para a transformação social em um sistema que não privilegia a formação profissional do professor? O artigo analisa conflitos entre os objetivos da formação do professor relacionados às necessidades de atender ao mercado de trabalho capitalista e a formação que deveria ser oferecida ao professor enquanto agente de transformação dentro da escola. A discussão centra-se na ideia de que a formação de professores precisa pautar-se na epistemologia da práxis, que ressalta a necessidade de uma prática ligada ao estudo teórico e reflexivo, isto é, uma prática consciente que ofereça aos professores a possibilidade de compreender seu papel social no sistema capitalista, além das implicações nas vidas de seus alunos.
Downloads
References
BRASIL. Decreto nº 3.276, de 6 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1 de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Portal MEC. Brasília: MEC/CNE/CP, 2002.
BRASIL. Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006. Autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2006.
CAVAROZZI, Marcelo. Ação presidencial na América Latina: antecedentes históricos e uma tipologia do século XXI. In: FAUSTO, Sergio (Org.) Difícil democracia. São Paulo: Paz e Terra, p. 16-51, 2010.
COSTA, Rafael Fernando da. Formação Inicial de professores de Sociologia: uma análise de suas necessidades formativas. 2009. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, 2009.
DAGNINO, Evelina. Construção democrática, neoliberalismo e participação: os dilemas da confluência perversa. Política & Sociedade – Revista de Sociologia Política, v. 3, n. 5, p. 139-164, out. 2004.
FISCHMAN, Gustavo; SALES, Sandra Regina. Formação de professores e pedagogias críticas. É possível ir além das narrativas redentoras? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15 n. 43, p. 7-20, jan./abr. 2010.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
HÖFLING, Eloísa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) sociais. Cadernos CEDES, ano XXI, n. 55, p. 30-41, nov. 2001.
KONDER, Leandro. Marx e a Sociologia da Educação. In: TURA, Maria de Lourdes Rangel (Org.). Sociologia para educadores. 3 ed. Rio de Janeiro: Quartet, p. 11-24, 2004.
MANACORDA, Mario Alighiero. Karl Marx e a liberdade. São Paulo: Alínea, 2012.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
PÍRES, Marília Freitas de Campos. O materialismo histórico-dialético e a Educação. Interface — Comunic, Saúde, Educ. v. 1, n. 1, p. 83-94, ago. 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v1n1/06.pdf> Acesso em: 16 mar. 2015.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. 10 ed. São Paulo: Autores Associados - Coleção Educação Contemporânea. 2008.
SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40. p. 143-155. jan./abr. 2009.
SCALCON, Suze. O pragmatismo e o trabalho docente profissionalizado. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 2, p. 489-521, jul./dez. 2008.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Humanismo, Personalismo e os desafios sociais da educação contemporânea. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 18, n. 36, p. 155-164, 2009.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. CLACSO; SP: Expressão Popular, 2007.
WEBER, Silke. Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 85, p. 1125-1154, dez. 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.