Professores e sua formação no mundo capitalista
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.924Palabras clave:
Formação do professor. Formação profissional. Materialismo histórico-dialético.Resumen
O artigo consiste de resultados de estudos relacionados à educação e formação de professores na perspectiva do materialismo histórico e dialético. Objetiva fazer uma retomada sobre a formação do professor e seu papel como profissional. A questão principal é: é possível uma educação para a transformação social em um sistema que não privilegia a formação profissional do professor? O artigo analisa conflitos entre os objetivos da formação do professor relacionados às necessidades de atender ao mercado de trabalho capitalista e a formação que deveria ser oferecida ao professor enquanto agente de transformação dentro da escola. A discussão centra-se na ideia de que a formação de professores precisa pautar-se na epistemologia da práxis, que ressalta a necessidade de uma prática ligada ao estudo teórico e reflexivo, isto é, uma prática consciente que ofereça aos professores a possibilidade de compreender seu papel social no sistema capitalista, além das implicações nas vidas de seus alunos.
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