Professores e sua formação no mundo capitalista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.924

Palabras clave:

Formação do professor. Formação profissional. Materialismo histórico-dialético.

Resumen

O artigo consiste de resultados de estudos relacionados à educação e formação de professores na perspectiva do materialismo histórico e dialético. Objetiva fazer uma retomada sobre a formação do professor e seu papel como profissional. A questão principal é: é possível uma educação para a transformação social em um sistema que não privilegia a formação profissional do professor? O artigo analisa conflitos entre os objetivos da formação do professor relacionados às necessidades de atender ao mercado de trabalho capitalista e a formação que deveria ser oferecida ao professor enquanto agente de transformação dentro da escola. A discussão centra-se na ideia de que a formação de professores precisa pautar-se na epistemologia da práxis, que ressalta a necessidade de uma prática ligada ao estudo teórico e reflexivo, isto é, uma prática consciente que ofereça aos professores a possibilidade de compreender seu papel social no sistema capitalista, além das implicações nas vidas de seus alunos.

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Biografía del autor/a

Rafael Fernando da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Sociólogo. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Rita de Cassia de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pedagoga. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Heloisa Helena Oliveira de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pedagoga. Doutora em Educação. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Citas

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Publicado

2018-06-03

Cómo citar

COSTA, R. F. da; OLIVEIRA, R. de C. de; AZEVEDO, H. H. O. de. Professores e sua formação no mundo capitalista. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 142–158, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.924. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7003. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos