A influência internacional sobre a pedagogia universitária para formação do pedagogo e sua caracterização na mesorregião leste de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.967

Palavras-chave:

Organismo internacional. Pedagogia universitária. Formação de professores. Pedagogia.

Resumo

O artigo socializa resultados de pesquisa que indica pela incidência dos organismos internacionais (USAID, Banco Mundial e UNESCO) sobre a legislação educacional brasileira. A investigação se apoia na análise da oferta do Curso de Pedagogia na região Leste do Estado de Mato Grosso do Sul. Responde pelo objetivo de apontar a caracterização político-pedagógica da influência internacional sobre a política de formação de Pedagogos. Metodologicamente, fundamenta-se na análise documental e na técnica da análise de conteúdo. Os dados foram levantados com suporte nas bases oficiais – MEC, INEP e sites das IES pesquisadas. A pesquisa aponta para uma política de interiorização da educação superior, especialmente para a formação em pedagogia, fundamentada nas matrizes de redução de custos, que no contexto pesquisado, responde por forte vinculação da oferta via instituições privadas, centrada na pedagogia do ensino e com predomínio da oferta na modalidade à distância. Conclui-se que a formação do pedagogo está centrada na oferta do setor privado e a partir de uma pedagogia de formação diversificada.

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Biografia do Autor

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Educação pela UFPR; mestrado em Educação pela FURB. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Juliana Bernardi Petek, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Diretora de Departamento de Políticas Públicas na Prefeitura de Três Lagoas/MS.

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Publicado

2018-11-20

Como Citar

GIARETA, P. F.; SANTOS, V. L. F. dos; PETEK, J. B. A influência internacional sobre a pedagogia universitária para formação do pedagogo e sua caracterização na mesorregião leste de Mato Grosso do Sul. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 313–329, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.967. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7040. Acesso em: 28 mar. 2024.

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