O papel dos programas governamentais nos processos de expansão e democratização das universidades brasileiras

Autores/as

  • Juliana Alvarenga Silvas Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.164

Palabras clave:

educação superior, expansão, inclusão

Resumen

Este artigo sintetiza uma reflexão crítica acerca da contribuição das políticas e programas governamentais de inclusão e expansão do sistema de ensino superior brasileiro, nos últimos vinte anos. O estudo avalia a dinâmica das principais políticas implementadas pelo Ministério da Educação na atualidade (ProUni, Reuni e Pnaes), e seus efeitos para a inclusão de grupos e segmentos societários historicamente privados desse direito, na construção de um arranjo institucional educacional mais democrático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Alvarenga Silvas, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Serviço Social pela PUC Minas em 2006, e Pós- Graduada pela UFMG em 2010 no curso de Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais

Publicado

2013-02-07

Cómo citar

SILVAS, J. A. O papel dos programas governamentais nos processos de expansão e democratização das universidades brasileiras. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 3, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.164. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6508. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos