Práticas de comunicação de diretores escolares e mediação de conflitos

Autores/as

  • Débora Oliveira Diogo Unicid
  • Vanda Mendes Ribeiro Unicid e Cenpec

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.724

Palabras clave:

Gestão escolar, Comunicação, Mediação de conflitos.

Resumen

Este artigo analisa práticas de comunicação de diretores escolares em situações de mediação de conflitos, à luz de referências sobre violência, gestão escolar e mediação de conflito. Observou-se um dia de trabalho de cinco diretores da rede estadual de São Paulo. Para apoio à observação usou-se um roteiro pré-definido bem como caderno de campo. Conclui-se que os diretores não fizeram uso da maior parte das estratégias de comunicação que a literatura indica como relevantes para a mediação de conflitos. A pesquisa gera reflexões sobre os conteúdos de formação de gestores escolares na rede pública face ao objetivo de fortalecimento da cultura de paz nas escolas.

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Biografía del autor/a

Débora Oliveira Diogo, Unicid

Mestre em Educação pela Unicid, diretora de escola da rede estadual de São Paulo.

Vanda Mendes Ribeiro, Unicid e Cenpec

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP com sanduíche na Universidade de Genebra, bolsa Cnpq e Capes. Possui especialização em Sociologia pela Universidade Paris III e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é Pesquisadora no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). 

Publicado

2016-09-22

Cómo citar

DIOGO, D. O.; RIBEIRO, V. M. Práticas de comunicação de diretores escolares e mediação de conflitos. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 7, n. 1, 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.724. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6860. Acesso em: 26 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos