Iniciação científica: possibilidades e limites à instauração de um círculo virtuoso

Autores/as

  • Adriano de Oliveira Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.825

Palabras clave:

Iniciação Científica, Processo de Orientação, Educação Básica.

Resumen

 

Neste artigo, de caráter teórico-empírico, resultante de uma pesquisa de doutorado, refletimos sobre aspectos relacionados à extensão da Iniciação Científica (IC) à Educação Básica (EB), com a implementação da Iniciação Científica Júnior (ICJ), a partir do ano de 2003. Com características que se aproximam e outras se distanciam da consolidada IC na Graduação, a ICJ conta com poucos dados e pesquisas. Constatamos que se objetiva, por meio da política de IC e ICJ, aproximar a Pós-graduação, a Graduação e a EB, processo que tem possibilitando que muitos bolsistas incorporem certos habitus específicos do campo acadêmico. Em termos antropológicos e educacionais, este processo pode ser caracterizado como um “ritual de iniciação ou passagem”, aqui entendido como rito de formação.   


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Biografía del autor/a

Adriano de Oliveira, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Mestre (2003) e Doutor (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estágio doutoral no ICS/UMINHO (2013). Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Membro do Grupo de Estudos Trabalho e Conhecimento na Educação Superior (TRACES/UFSC/CNPq

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação (PUC-Rio/1982). Doutor em Educação (PUC/SP/1998). Estágio Pós-doutoral na UPorto, PT (2010). Professor aposentado/voluntário na UFSC. Coordenador do Grupo TRACES/UFSC/CNPq. Pesquisador 1B do CNPq.


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Publicado

2017-06-06

Cómo citar

OLIVEIRA, A. de; BIANCHETTI, L. Iniciação científica: possibilidades e limites à instauração de um círculo virtuoso. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 1, p. 3–19, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.825. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6918. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos