Formação continuada de professores de espanhol no contexto da pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.12181

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Formação continuada, Professores de espanhol, Pesquisa-ação

Resumo

Este texto objetiva analisar uma experiência de formação continuada de professores de espanhol promovida com base em pesquisa-ação. Especificamente, busca: a) conhecer as percepções dos profissionais participantes sobre o conceito de formação continuada; b) investigar sobre as vantagens e desvantagens da pesquisa-ação como método para a formação continuada de professores. Metodologicamente, o estudo se caracteriza como qualitativo e exploratório. A pesquisa-ação, além de ser objeto de investigação, também foi usada como método. Os dados foram registrados em um diário de campo e analisados a partir de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultado, identificou-se que ações de formação continuada elaboradas a partir de metodologias participativas estimulam a participação, a apropriação e o engajamento das professoras, o que pode contribuir com decisões da gestão educacional sobre o delineamento desses processos.

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Biografia do Autor

Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Pelotas. Mestra em Educação e Licenciada em Letras - português e espanhol pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - campus Jaguarão. Atua como Assistente em Administração também na Unipampa - campus Jaguarão.

Paula Bianchi, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio de doutorado no exterior na Universitat de Barcelona. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado em Educação/Mestrado Profissional.

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

FEIJÓ-QUADRADO, C. G.; BIANCHI, P. Formação continuada de professores de espanhol no contexto da pesquisa-ação. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021017, 2023. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.12181. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/12181. Acesso em: 19 dez. 2024.