Formação inicial e continuada de professores em LIBRAS utilizando metodologias ativas focadas no imagético
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v4i1.122Resumo
O presente trabalho discutirá as ações docentes a partir dos saberes pedagógicos construídos em meio às interações sociais, com vista à inclusão de surdos em salas de aula regulares. Para tanto, analisou-se as atividades do "Projeto Formação inicial e continuada de professores: abordagem inclusiva para os surdos na Educação Básica". Os dados oriundos da observação participante, diários de campo e filmagens das aulas foram organizados com base nos quadros situacionais de interações face a face, propostos por Erving Goffman. O principal objetivo foi compreender em que medida as ações do projeto impactaram a prática profissional dos professores de uma Escola pública de Viçosa (MG) e a formação de alguns licenciandos da UFV. Ao final da pesquisa, verificou-se que os participantes apropriaram-se de conhecimentos advindos da articulação da LIBRAS
nas atividades do projeto, sendo eles mediados por recursos multimodais/imagéticos e estratégias de ensino que repercutiram na prática da sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.