Formação inicial e continuada de professores em LIBRAS utilizando metodologias ativas focadas no imagético

Autores

  • André Luis Santos de Souza Professor da Educação Básica
  • Vinícius Catão de Assis Souza Professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa e colaborador do Projeto.
  • Ana Luisa Borba Gediel Professora no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa e coordenadora geral do Projeto.
  • Josiene Sathler Furtado Mendes Professora e Supervisora na Rede Municipal de Educação, em Viçosa (MG).
  • Roselia Aparecida Gonçalves Professora da Educação Básica e coordenadora técnica do Projeto.

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v4i1.122

Resumo

O presente trabalho discutirá as ações docentes a partir dos saberes pedagógicos construídos em meio às interações sociais, com vista à inclusão de surdos em salas de aula regulares. Para tanto, analisou-se as atividades do "Projeto Formação inicial e continuada de professores: abordagem inclusiva para os surdos na Educação Básica". Os dados oriundos da observação participante, diários de campo e filmagens das aulas foram organizados com base nos quadros situacionais de interações face a face, propostos por Erving Goffman. O principal objetivo foi compreender em que medida as ações do projeto impactaram a prática profissional dos professores de uma Escola pública de Viçosa (MG) e a formação de alguns licenciandos da UFV. Ao final da pesquisa, verificou-se que os participantes apropriaram-se de conhecimentos advindos da articulação da LIBRAS
nas atividades do projeto, sendo eles mediados por recursos multimodais/imagéticos e estratégias de ensino que repercutiram na prática da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Santos de Souza, Professor da Educação Básica

Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa. Professor da Educação Básica e bolsista do Projeto formação inicial e continuada
de professores: abordagem inclusiva para os surdos na Educação Básica. E-mail: andre.l.souza@ufv.br

Vinícius Catão de Assis Souza, Professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa e colaborador do Projeto.

Professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa e colaborador do Projeto.

Ana Luisa Borba Gediel, Professora no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa e coordenadora geral do Projeto.

Professora no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa e coordenadora geral do Projeto.

Josiene Sathler Furtado Mendes, Professora e Supervisora na Rede Municipal de Educação, em Viçosa (MG).

Professora e Supervisora na Rede Municipal de Educação, em Viçosa (MG).

Roselia Aparecida Gonçalves, Professora da Educação Básica e coordenadora técnica do Projeto.

Professora da Educação Básica e coordenadora técnica do Projeto.

Downloads

Publicado

30-07-2015

Como Citar

Souza, A. L. S. de, Souza, V. C. de A., Gediel, A. L. B., Mendes, J. S. F., & Gonçalves, R. A. (2015). Formação inicial e continuada de professores em LIBRAS utilizando metodologias ativas focadas no imagético. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 4(1). https://doi.org/10.21284/elo.v4i1.122

Edição

Seção

Artigos