Formação inicial e continuada de professores em LIBRAS utilizando metodologias ativas focadas no imagético
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v4i1.122Resumen
O presente trabalho discutirá as ações docentes a partir dos saberes pedagógicos construídos em meio às interações sociais, com vista à inclusão de surdos em salas de aula regulares. Para tanto, analisou-se as atividades do "Projeto Formação inicial e continuada de professores: abordagem inclusiva para os surdos na Educação Básica". Os dados oriundos da observação participante, diários de campo e filmagens das aulas foram organizados com base nos quadros situacionais de interações face a face, propostos por Erving Goffman. O principal objetivo foi compreender em que medida as ações do projeto impactaram a prática profissional dos professores de uma Escola pública de Viçosa (MG) e a formação de alguns licenciandos da UFV. Ao final da pesquisa, verificou-se que os participantes apropriaram-se de conhecimentos advindos da articulação da LIBRAS
nas atividades do projeto, sendo eles mediados por recursos multimodais/imagéticos e estratégias de ensino que repercutiram na prática da sala de aula.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista concuerdan con lo estipulado a continuación:
B. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar el trabajo en una página institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en la Revista ELO.
C. La Revista se reserva el derecho de efectuar alteraciones en los originales de orden normativo, ortográfico y gramatical con el objetivo de mantener el estándar culto de la lengua, respetando, con todo, el estilo de los autores.
D. Las opiniones emitidas por los autores son su exclusiva responsabilidad.