Formação inicial e continuada de professores em LIBRAS utilizando metodologias ativas focadas no imagético
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v4i1.122Abstract
O presente trabalho discutirá as ações docentes a partir dos saberes pedagógicos construídos em meio às interações sociais, com vista à inclusão de surdos em salas de aula regulares. Para tanto, analisou-se as atividades do "Projeto Formação inicial e continuada de professores: abordagem inclusiva para os surdos na Educação Básica". Os dados oriundos da observação participante, diários de campo e filmagens das aulas foram organizados com base nos quadros situacionais de interações face a face, propostos por Erving Goffman. O principal objetivo foi compreender em que medida as ações do projeto impactaram a prática profissional dos professores de uma Escola pública de Viçosa (MG) e a formação de alguns licenciandos da UFV. Ao final da pesquisa, verificou-se que os participantes apropriaram-se de conhecimentos advindos da articulação da LIBRAS
nas atividades do projeto, sendo eles mediados por recursos multimodais/imagéticos e estratégias de ensino que repercutiram na prática da sala de aula.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A. Authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
B. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
C. The journal holds the right to make format, orthographic and grammatical changes in the article to ensure the language standards, respecting the author’s style as well.
D. The opinions expressed by the authors are of their exclusive responsibility.