Floresta Júnior: projeto de apoio à formação e a capacitação acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v10i.10954

Palavras-chave:

Empresa Júnior. Extensão. Formação acadêmica. Aprimoramento técnico. Engenharia Florestal.

Resumo

O termo "Empresa Júnior'', surgiu em 1967, na França, e tratava-se de um projeto do governo para incentivar a criação de empresas no país. Hoje, o papel das empresas juniores é dar aos acadêmicos a oportunidade de aprimoramento técnico através da realização de trabalhos que possibilitem a resolução de tarefas práticas, desenvolvimento pessoal e valorização da profissão, além de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, através dos trabalhos de extensão realizados em sua área de atuação, tendo como resultado final a interação Universidade/Comunidade. Como forma de cooperar para a formação técnica e humana da comunidade em geral e dos acadêmicos de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, a Floresta Jr. propõe a realização de trabalhos técnicos, palestras e cursos. Deste modo, facilita a inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho, com a criação de um canal de divulgação da profissão e de contato dos estudantes com empresas e profissionais do ramo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Antonio de Farias, Universidade Federal de Santa Maria

É graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul, mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado pela UFSM nas áreas de Manejo Florestal e Economia Florestal. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Florestais da UFSM, Diretor Executivo do Centro de Pesquisas Florestais, membro do Conselho Consultivo das Florestas Nacionais de São Francisco de Paula e Canela no Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de gestão e planejamento florestal, arranjos produtivos locais de base florestal para o desenvolvimento regional, projetos de neutralização de emissões de carbono através de recuperação de APPs, RL e desenvolvimento de SAFs, desenvolve pesquisas na condução dos remanescentes de Mata Atlântica em propriedades de agricultores familiares visando o desenvolvimento de SAFs como alternativa de renda e qualidade de vida. É líder do Grupo de Pesquisas de Política e Economia Florestal na UFSM com linhas de pesquisas voltadas para implementação de florestas sociais e o aproveitamento energético dos resíduos de biomassa florestal, e líder do Grupo de Pesquisa de Sistemas Agroflorestais e Agrofloresta Familiar, com linhas de pesquisas com florestas de rápido crescimento em SAFs, Florestas Sociais, Manejo de Capoeiras para Produção Agroflorestal e Sistematização de Modelos Agroflorestais.

Referências

LASMAR, Tiago Paz; REIS, Marina Carelli; CARVALHO JUNIOR, Gerson Geraldo; DIAS, Ana Valéria Carneiro; PEREIRA, Maria Cecília. O papel das empresas juniores na formação dos estudantes de graduação em engenharia de produção: uma análise a partir da percepção de seus membros. XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_235_367_30853.pdf>. Acesso em: 08 Dez. 2020.

MATOS, Leonardo M.C. A CEFET Júnior. Revista Educação & Tecnologia. Edição Jul./Dez., 1996. Disponível em: < https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/viewFile/187/187>. Acesso em: 25 Mar. 2020.

Movimento Empresa Júnior - Brasil Junior - MEJ. Conheça o MEJ. Disponível em: <http://www.brasiljunior.org.br/brasiljunior >. Acesso em: 25 Mar. 2020.

OBJETIVA JUNIOR. Quem somos. Disponível em: < http://www.objetivajr.com.br/quem-somos>. Acesso em: 25 Mar. 2020.

PICCHIAI, Djair. Empresa Júnior, um exemplo de pequena empresa. Revista Administração em Diálogo, São Paulo, v. 2, n. 11, 2008, p. 35-52.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Empresas Juniores da UFPR. Disponível em: <http://www.ufpr.br/portalufpr/servic os/empresas-juniores/>. Acesso em: 25 Mar. 2020.

Downloads

Publicado

22-02-2021

Como Citar

Teixeira, D. da S., & Farias, J. A. de. (2021). Floresta Júnior: projeto de apoio à formação e a capacitação acadêmica. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 10, 1–7. https://doi.org/10.21284/elo.v10i.10954

Edição

Seção

Relatos de Experiência