A atuação do projeto de extensão “COMSEA, O QUE É?”, na propagação do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional e seus deveres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v10i.11014

Palavras-chave:

Políticas públicas, Projeto de extensão, Segurança alimentar e nutricional, Direito humano à alimentação adequada

Resumo

O propósito do artigo foi ressaltar a atuação do Projeto de Extensão da UFJF “COMSEA, o que é?” na cidade de Juiz de Fora/MG, enfatizando a necessária interação do saber popular e o conhecimento acadêmico. O projeto contribuiu para divulgação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, órgão municipal precursor do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e criou-se um acervo sobre políticas públicas de SAN. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, de caráter exploratório. O método adotado envolve análise documental de atas das reuniões plenárias do COMSEA-JF no período de 5 anos, entrevistas com conselheiros da cidade e a realização de atividades de capacitação de conselheiros. Concluiu-se ser positiva a parceria do projeto “COMSEA, o que é?”, com o COMSEA-JF e a população, que em um processo dialógico conseguem articular políticas públicas efetivas de Segurança Alimentar e Nutricional. O marco teórico foi Paulo Freire e Luciene Burlandy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitoria Maria Rodrigues Marques da Silva Pinto PEREIRA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora, atualmente no 8° período, participando do projeto de Extensão do curso de Nutrição.

Ana Claudia Peres RODRIGUES, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora de Bioquimica, pelo departamento de bioquimica da Universidade Federal de Juiz de Fora e orientadora do projeto de extensão "COMSEA, O QUE É".

Referências

AÇÃO BRASILEIRA PELA NUTRIÇÃO E DIREITOS HUMANOS. O Direito Humano à Alimentação Adequada e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/DHAA_SAN.pdf>. Acesso em: 1abr.2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2006. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/consea/conferencia/documentos/lei-de-seguranca-alimentar-e-nutricional>. Acesso em: 1 abr. 2020.

BURLANDY, Luciene. A atuação da sociedade civil na construção do campo da alimentação e nutriçãono Brasil: elementos para reflexão. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 63-72, 2011.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL,4. 2011, Salvador.Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/consea/conferencia/documentos/folder-direito-humano-a-alimentacao-adequada>. Acesso em: 30 mar. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – CONSEA. ASegurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/consea/publicacoes/seguranca-alimentar-e-nutricional/a-seguranca-alimentar-e-nutricional-e-o-direito-humano-a-alimentacao-adequada-no-brasil-indicadores-e-monitoramento/relatorio-consea.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2020.

COSTA Christiane Gasparini Araújo. Segurança alimentar e nutricional: significados e apropriações. São Paulo: Fapesp; 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. In: Paulo Freire, p 81, 2005.

JUIZ DE FORA. Lei 13.150 em 18 de Junho 2015. Dispõe sobre a criação da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN – Municipal. Juiz de Fora: Câmara Municipal, [2015]. Disponível em: <https://www.pjf.mg.gov.br/conselhos/comsea/index.php>. Acesso em: 1 abr. 2020.

RAMOS, Camila Irigonhé. CUERVO, Maria Rita Macedo. Programa bolsa família a interface entre aatuação profissional e o direito humano à alimentação adequada. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n 8, 2012.

REVISTA SAÚDE EM REVISTA. Piracicaba: UNIMEP, 2004. Segurança Alimentar e Nutricional. INSS15167356. Disponível em: <http://www.urbal.piracicaba.sp.gov.br/download/Sa%FAde%20em%20Revista%20-%20Seguran%E7a%20Alimentar.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2020.

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA. Secretaria de assistência social. Mapa social, análise da situação de desenvolvimento familiar de Juiz de Fora. Disponível em: <https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/sds/arquivos/publicacoes/mapa_social_juiz_de_fora.pdf>. Acesso em: 23 abr.2020.

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA. Conselho municipal de segurança alimentar e nutricional. Resolução nº 009 de 24 de abril de 2012. Disponível em: <https://www.pjf.mg.gov.br/conselhos/comsea/reunioes/resolucoes/outros_anos/arquivos/res009_240412.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2020.

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA. Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Disponível em: <https://www.pjf.mg.gov.br/conselhos/comsea/reunioes/atas/index.php>. Acesso em: 11 ago. 2020.

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA. Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Disponível em: <https://www.pjf.mg.gov.br/conselhos/comsea/estrutura/composicao.php>. Acesso em: 11 ago. 2020.

Downloads

Publicado

29-01-2021

Como Citar

RABELLO, M. C. M., PEREIRA, V. M. R. M. da S. P., & RODRIGUES, A. C. P. (2021). A atuação do projeto de extensão “COMSEA, O QUE É?”, na propagação do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional e seus deveres. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 10. https://doi.org/10.21284/elo.v10i.11014

Edição

Seção

Relatos de Experiência