Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química

  • Edemar Benedetti Filho Universidade Federal de São Carlos
  • João Batista Santos Júnior Universidade Federal de São Carlos
  • Bruna Antunes Cardoso Universidade Federal de São Carlos
  • Jessica Oliveira Fontoni Mantoanelli Universidade Federal de São Carlos
  • Thais Mota Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Alexandre Donizeti Martins Cavagis Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O presente artigo descreve o emprego de um esquete teatral interativo na divulgação científica e formação inicial de professores de Química. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Itapetininga (SP), por estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos. A apresentação do esquete propiciou um grande envolvimento dos alunos do Ensino Médio em uma metodologia alternativa de ensino, que também foi importante para aprimorar as habilidades dos licenciandos em Química na ministração de aulas, especialmente no que diz respeito ao planejamento de atividades lúdicas alternativas, confrontando-os com uma situação real de ensino e aprendizagem na qual puderam aprimorar sua desenvoltura para apresentações em público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos
Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é adjunto II da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Métodos Eletroanalíticos, Química Ambiental Aplicada, Ensino de Química e Divulgação científica.
Publicado
2017-04-01
Como Citar
Benedetti Filho, E., Santos Júnior, J. B., Cardoso, B. A., Mantoanelli, J. O. F., Souza, T. M., & Cavagis, A. D. M. (2017). Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 6(1). https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.235
Seção
Artigos