Química além da visão: Uma proposta de material didático para ensinar química para deficientes visuais
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v8i2.8216Palavras-chave:
Química. Materiais alternativos. Deficiência visual. Inclusão escolar.Resumo
A Química é o ramo da ciência que estuda a matéria e suas propriedades. Os Parâmetros Curriculares ressaltam que o Ensino de Química não pode se resumir apenas à transmissão de conhecimento, mas também fazer referência com o cotidiano do aluno de modo a facilitar a assimilação dos conteúdos. Para isso, faz-se uso de representações como materiais macroscópicos, gráficos e experimentos, para que fenômenos sejam percebidos por meio de alteração de cores, precipitações etc. Estes procedimentos geralmente são baseados na percepção visual. Mas e no caso de alunos portadores de deficiência visual? Estes ficariam privados de um Ensino de Química mais dinâmico e lúdico? Neste trabalho nós apresentamos uma proposta de elaboração de materiais alternativos para levar conteúdos da Química de uma forma mais envolvente para estes alunos. A partir da adaptação de imagens, gráficos e ilustrações do capítulo de um livro didático de Química, mostramos que é possível os alunos assimilarem conceitos científicos diversos, que a princípio só poderiam ser ensinados a partir da percepção visual. Também apresentamos uma sugestão de sequência didática para uso do material desenvolvido baseada em nosso relato de experiência com uma turma de sete alunos portadores de deficiência visual.
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