Química além da visão: Uma proposta de material didático para ensinar química para deficientes visuais

  • Cássia Cristina Campos DUARTE UFSCar
  • Laís Cristina Suemi OSHIRO UFSCar
  • Ludmila Pereira de CARVALHO UFSCar
  • Edemar BENEDETTI FILHO Universidade Federal de São Carlos
  • James Alves de SOUZA UFSCar / DFQM

Resumo

A Química é o ramo da ciência que estuda a matéria e suas propriedades. Os Parâmetros Curriculares ressaltam que o Ensino de Química não pode se resumir apenas à transmissão de conhecimento, mas também fazer referência com o cotidiano do aluno de modo a facilitar a assimilação dos conteúdos. Para isso, faz-se uso de representações como materiais macroscópicos, gráficos e experimentos, para que fenômenos sejam percebidos por meio de alteração de cores, precipitações etc. Estes procedimentos geralmente são baseados na percepção visual. Mas e no caso de alunos portadores de deficiência visual? Estes ficariam privados de um Ensino de Química mais dinâmico e lúdico? Neste trabalho nós apresentamos uma proposta de elaboração de materiais alternativos para levar conteúdos da Química de uma forma mais envolvente para estes alunos. A partir da adaptação de imagens, gráficos e ilustrações do capítulo de um livro didático de Química, mostramos que é possível os  alunos  assimilarem  conceitos  científicos  diversos,  que  a  princípio  só  poderiam  ser  ensinados  a partir da percepção visual. Também apresentamos uma sugestão de sequência didática para uso do material desenvolvido baseada em nosso relato de experiência com uma turma de sete alunos portadores de deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Cristina Campos DUARTE, UFSCar

Aluna do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus de Sorocaba/SP.

Laís Cristina Suemi OSHIRO, UFSCar

Aluna do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus de Sorocaba/SP.

Ludmila Pereira de CARVALHO, UFSCar

Aluna do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus de Sorocaba/SP.

Edemar BENEDETTI FILHO, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é adjunto II da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Métodos Eletroanalíticos, Química Ambiental Aplicada, Ensino de Química e Divulgação científica.

James Alves de SOUZA, UFSCar / DFQM

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP. Professor do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus de Sorocaba/SP. Coordenador do programa de pós-graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física (PROFIS-So) do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Publicado
2019-12-17
Como Citar
DUARTE, C. C. C., OSHIRO, L. C. S., CARVALHO, L. P. de, BENEDETTI FILHO, E., & SOUZA, J. A. de. (2019). Química além da visão: Uma proposta de material didático para ensinar química para deficientes visuais. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 8(2). https://doi.org/10.21284/elo.v8i2.8216
Seção
Artigos