Cultura de paz com crianças quilombolas na educação infantil: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v10i.11913Palavras-chave:
Relações comunidade-instituição, Direito de viver em paz, Educação infantil, AfrodescendentesResumo
Trata-se de um relato de experiência do projeto de extensão Diagnóstico da Violência e Estratégias de Construção da Paz nas Escolas Municipais de Feira de Santana-BA. O projeto de extensão é voltado a crianças quilombolas de três a cinco anos e seus familiares.Tem como objetivo descrever as atividades de um projeto extensionista realizado com crianças matriculadas na Escola Municipal de Educação Infantil em uma comunidade quilombola. A metodologia adotada foi a roda de conversa, apresentação da proposta e identificação dos fatores de risco relatados e proposição de atividades sobre prevenção da violência, noções básicas do corpo humano, higiene corporal e valores como ética, respeito e cooperação. O trabalho foi desenvolvido no período de outubro de 2018 a julho de 2019. A realização dos encontros com as crianças proporcionou a promoção do pensamento crítico, além da participação e dinamicidade nas atividades elaboradas.
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