Ambulatório remoto de Apoio Matricial de Enfermagem no contexto de pandemia da Covid-19: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v10i.13006

Palavras-chave:

Enfermagem, Tecnologia, COVID-19

Resumo

O apoio matricial de enfermagem (AME) é uma estratégia especializada que auxilia as equipes de saúde nas condutas e intervenções de enfermagem. Em sua vertente didático-pedagógica, propõe atualizações em saúde aos profissionais, em busca de promover a educação continuada. Entretanto, com a pandemia da COVID-19, atividades extensionistas foram readaptadas para o modelo remoto. Tem-se por objetivo relatar a experiência da adaptação das atividades presenciais para o regime remoto de um projeto de extensão de ambulatório de apoio matricial, em uma unidade de atenção secundária em saúde. O projeto permitiu a produção e divulgação de quatro Podcasts que visaram abordar diferentes temas relacionados à pandemia, incluindo a temática da vacinação contra a COVID-19. Estes obtiveram um alcance de 146 reproduções, mostrando-se uma estratégia eficaz para a continuidade do intercâmbio entre a extensão universitária e a comunidade em tempos de distanciamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Chaves de SOUZA, Universidade Federal de Viçosa

Docente em enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa

Laís Sousa da SILVA, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em enfermagem da Universidade Federal de Viçosa 

Bárbara Guimarães LOURENÇO, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em enfermagem da Universidade Federal de Viçosa

Ísis Milani de Sousa TEIXEIRA, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em enfermagem da Universidade Federal de Viçosa

Referências

ANGHEBEM, Mauren Isfer; REGO, Fabiane Gomes de Moraes; PICHETH, Geraldo. Covid-19 e Diabetes: a relação entre duas pandemias distintas. RBAC, v. 52, n. 2, p. 154-159, 2020.

BISPO JÚNIOR, José Patrício; MOREIRA, Diane Costa. Educação permanente e apoio matricial: formação, vivências e práticas dos profissionais dos núcleos de apoio à saúde da família e das equipes apoiadas. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, n. 9 (e00108116), 2017.

BRAGÉ, Émilly Giacomelli; RIBEIRO, Lahanna da Silva; RAMOS, Domênica Bossardi; FIALHO, Inara Rahde; ROCHA, Débora Gomes da; BUSATTO, Caroline; LACCHINI, Annie Jeanninne Bisso. Desenvolvimento de um podcast sobre saúde mental na pandemia de COVID-19: um relato de experiência. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 4, p. 11368-11376, 2020.

CAETANO, Karina; NISHIDA, Lucas; TAVARES, Raquel; KOSTER, Isabella. Desafios para o trabalho da disseminação científica em saúde pública em contexto de disseminação do coronavírus. Reciis – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 233-248, 2021.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; DOMITTI, Ana Carla. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 399-407, 2007.

CASTRO, Rosana. Vacinas contra a Covid-19: o fim da pandemia? Physis: Revista de Saúde Coletiva, [S.L.], v. 31. 2021. FapUNIFESP (SciELO).

COFEN. Brasil perde ao menos um profissional de saúde a cada 19 horas para a Covid. COFEN, Brasília, 09 mar. 2021.

FERIOLI, Martina; CISTERNINO, Cecilia; LEO, Valentina; PISANI, Lara; PALANGE, Paolo; NAVA, Stefano. Protecting healthcare workers from SARS-CoV-2 infection: practical indications. Eur Respir Rev, 2020; 29(55): 200068.

PRADO, Amanda Dornelas; PEIXOTO, Bruna Cristina; SILVA, Andréa Mara Bernardes da; SCALIA, Luana Araújo Macedo. A saúde mental dos profissionais de saúde frente à pandemia do COVID-19: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 46, p. e4128, 26 jun. 2020.

SOARES, Deisi Cardoso; CECAGNO, Diana; QUADROS, Lenice de Castro Muniz de; SPAGNOLO, Lílian Moura de Lima; CUNHA, Tuany Nunes; FRITZEN, Fabiano Milano. Tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde acerca do Coronavírus: relato de experiência. Journal of Nursing and Health, v. 10, n. 4 (e20104027), 2020.

TEIXEIRA, Elizabet; FERREIRA, Darlisom Sousa; SILVA, Lucely Paiva Rodrigues da. Processo de trabalho de profissionais de saúde no contexto do diabetes mellitus: educação permanente online como possibilidade. REH-Revista Educação e Humanidades, volume I, número 1, Jan-Jun, 2020, pág.279-290.

Downloads

Publicado

20-10-2021

Como Citar

SANTANA, I. de S., SOUZA, C. C. de, SILVA, L. S. da, LOURENÇO, B. G., & TEIXEIRA, Ísis M. de S. (2021). Ambulatório remoto de Apoio Matricial de Enfermagem no contexto de pandemia da Covid-19: relato de experiência. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 10, 1–7. https://doi.org/10.21284/elo.v10i.13006

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.