Interdisciplinaridade e interprofissionalidade na extensão universitária pelo olhar de uma estudante de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v11i.13958Palavras-chave:
Educação, Extensão, Pedagogia, Interdisciplinaridade, InterpessoalidadeResumo
O presente relato de experiência tem como objetivo analisar e refletir sobre a interdisciplinaridade e interprofissionalidade como diretrizes fundamentais para a extensão universitária, tendo como foco a experiência em um projeto de extensão voltado para a História da Educação pelo olhar de uma estudante de Pedagogia e a contribuição para a formação e atuação pedagógica dos extensionistas. Tal Reflexão, realizada após participação durante aproximadamente um ano no respectivo projeto, permitiu perceber que o mesmo fornece ferramentas para estudar conteúdos que extrapolam os limites do que é ensinado nas disciplinas regulares, além de permitir notar as influências históricas na prática pedagógica. Outro elemento importante em debate se trata da interprofissionalidade e o papel da da extensão no desenvolvimento conjunto do trabalho teórico e prático visando a formação de professores-pesquisadores.
Downloads
Referências
BATISTA, Nildo Alves. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Caderno FNEPAS, Rio de Janeiro, v. 2, p. 25-28, jan. 2012. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4298824/mod_resource/content/1/educacao_interprofissional.pdf. Acesso em: 15 Nov. 2021
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, v. 9, nº 1, p. 223- 237, jan. a abr., 2019.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Ed. Positivo, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1981.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto (org.). Histórias & Memórias sobre Educação: trajetória e atividades de um projeto de extensão – vol. I. Curitiba: Pró-reitoria de Extensão e Cultura – Universidade Federal do Paraná, 2016.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto (org.). Histórias & Memórias sobre Educação – vol. II. Curitiba: Pró-reitoria de Extensão e Cultura – Universidade Federal do Paraná, 2019.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto; QUIMELLI, Gisele Alves de Sá (orgs.). Princípios da Extensão Universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: Editora CRV, 2016.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.