Ensino híbrido de música: a experiência do projeto “Musicarte”
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15183Palavras-chave:
Ensino híbrido, Tecnologias da informação e comunicação, Extensão universitária, MúsicaResumo
O artigo apresenta o relato de um projeto de extensão de ensino híbrido de música, intitulado “Musicarte: Curso de Formação Musical”, realizado na cidade de Tucuruí. O projeto ofereceu 80 vagas divididas em duas turmas de musicalização, com carga horária total de 80 horas. São descritos os recursos produzidos especificamente para o curso, tais como videoaulas, treinos de percepção rítmica e melódica e exercícios teóricos. Também são explicitadas as ferramentas tecnológicas e as atividades pedagógicas do projeto, concluindo com reflexões que emergiram desta experiência de ensino híbrido de música. Implicações
para a educação musical no formato híbrido são discutidas ao término do artigo.
Downloads
Referências
BARROS, Matheus Henrique da Fonseca. Educação musical, tecnologias e pandemia: reflexões e sugestões para o ensino remoto emergencial de música. Ouvirouver, v. 16 n. 1 p. 292-304 jan.jun. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/55878. Acesso em: 30 Mai. 2022.
CERNEV, Francine Kemmer. O uso de blogs para Aprendizagem Musical no Ensino Superior: uma proposta de ensino híbrido com alunos da pedagogia. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Manaus. Anais… Manaus: ABEM, 2017. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/papers/2677/public/2677-9435-1-PB.pdf. Acesso em: 13 Mai. 2022.
CRAWFORD, Renée. Rethinking teaching and learning pedagogy for education in the twenty-first century: blended learning in music education. Music education research, Vol.19 (2), p.195-213, 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1140825. Acesso em: 12 Mai. 2022.
CRUYWAGEN, Sonja; POTGIETER, Hetta. The world we live in: A perspective on blended learning and music education in higher education. The Journal for Transdisciplinary Research in Southern Africa, 16(1), a696, 2020. Disponível em: https://td-sa.net/index.php/td/article/view/696/1214. Acesso em: 10 Mai. 2022.
DA SILVA CORTEZ, Alexandre. Educação musical e pandemia: um estudo de caso nas aulas de instrumento com uso das novas metodologias ativas no conservatório estadual de música haydée frança americano. Revista Gênero e Interdisciplinaridade, 2(05), 2021. Disponível em: https://periodicojs.com.br/index.php/gei/article/view/558. Acesso em: 30 Mai. 2022.
EDWARD, Chamila; ASIRVATHAM, David; JOHAR, Md Jappar Md. The impact of teaching oriental music using blended learning approach: An experimental study. Malaysian Journal of Learning and Instruction, 16(1), 81-103, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ej1219911. Acesso em: 11 Mai. 2022.
JENKINS, Louise; CRAWFORD, Renee. The impact of Blended Learning and Team Teaching in tertiary pre-service music education classes. Journal of university teaching & learning practice, Vol.13 (3), p.61-84, 2016. Disponível em: https://ro.uow.edu.au/jutlp/vol13/iss3/5/. Acesso em: 10 Mai. 2022.
MORAN, José. Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, TANZI & TREVISANI (Org.). Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação, Porto Alegre: PENSO, 2015, Págs. 27-45. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2021/01/educa%c3%a7%c3%a3o_h%c3%adbrida.pdf. Acesso em: 30 Mai. 2022.
SALES, Thiago da Silva. AVAMUSIC: ambiente virtual de aprendizagem voltado para o ensino de instrumento musical. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Computação, Comunicação e Artes) – Centro de Informática, Universidade Federal da Paraíba. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21460. Acesso em: 30 Mai. 2022.
SILVA, Juliana Rocha Farias. Projetos de música no campus planaltina: a pesquisa aliada ao ensino e extensão. In: Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. Anais... Brasília (DF) Instituto Federal de Brasília, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiienpaif/99905-projetos-de-musica-no-campus-planaltina--a-pesquisa-aliada-ao-ensino-e-extensao. Acesso em: 23 Dez. 2022.
UNESCO. Educação: do fechamento das escolas à recuperação. Disponível em https://www.unesco.org/pt/covid-19/education-response. Acesso em: 20 Dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.