Ensino híbrido de música: a experiência do projeto “Musicarte”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15183

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Tecnologias da informação e comunicação, Extensão universitária, Música

Resumo

O artigo apresenta o relato de um projeto de extensão de ensino híbrido de música, intitulado “Musicarte: Curso de Formação Musical”, realizado na cidade de Tucuruí. O projeto ofereceu 80 vagas divididas em duas turmas de musicalização, com carga horária total de 80 horas. São descritos os recursos produzidos especificamente para o curso, tais como videoaulas, treinos de percepção rítmica e melódica e exercícios teóricos. Também são explicitadas as ferramentas tecnológicas e as atividades pedagógicas do projeto, concluindo com reflexões que emergiram desta experiência de ensino híbrido de música. Implicações
para a educação musical no formato híbrido são discutidas ao término do artigo.

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Biografia do Autor

Luis Antonio Braga VIEIRA JUNIOR, Instituto Federal do Pará

Educador musical, músico e pesquisador. Licenciado Pleno em Música pela Universidade do Estado do Pará (2010) e Mestre em Música pela Universidade de Brasília (2016). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e tem experiência como tutor EaD tanto na licenciatura quanto na especialização em música da UnB. Desde 2011 coordena e executa o projeto de ensino/extensão 'Banda de Música do IFPA - Campus Tucuruí'. Tem experiência nas áreas de Arte, Música e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte/educação, música e tecnologias, ensino de instrumentos musicais em grupo, banda de música, autorregulação da aprendizagem musical, teoria social cognitiva e educação musical à distância. Atualmente é Chefe do Departamento de Ensino e Políticas Educacionais do IFPA - Campus Tucuruí.

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Publicado

11-04-2023

Como Citar

VIEIRA JUNIOR, L. A. B., & LISBOA, R. F. (2023). Ensino híbrido de música: a experiência do projeto “Musicarte”. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15183

Edição

Seção

Relatos de Experiência