Pesquisa-ação-formação com jovens rurais: contextos, caminhos e achados
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15781Palavras-chave:
Economia solidária, Juventudes rurais, Processos formativos, Agroecologia, Territórios educativosResumo
As juventudes rurais têm tensionado a criação de políticas públicas para se pensar o “campo com gente”, emergindo discussões como a permanência do jovem no campo, Agroecologia, Economia Solidária e Educação do Campo. O objetivo, aqui, é discutir sobre as ações desenvolvidas durante um projeto de iniciação científica focado no fomento de processos formativos com jovens rurais. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação e o público os jovens da comunidade rural Alto Isabel. A intervenção consistiu em: realização de um intercâmbio de experiências e oficinas em territórios educativos do campo; construção de horta coletiva e realização de entrevistas. Os jovens apresentaram forte pertencimento ao campo, mas uma tendência de afastamento com a produção na terra. Assim, torna-se importante a realização de ações formativas que reflitam sobre o projeto de vida dos jovens rurais, abarcando as diferentes possibilidades de trabalhar, profissionalizar e viver no campo.
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