Pesquisa-ação-formação com jovens rurais: contextos, caminhos e achados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15781

Palavras-chave:

Economia solidária, Juventudes rurais, Processos formativos, Agroecologia, Territórios educativos

Resumo

As juventudes rurais têm tensionado a criação de políticas públicas para se pensar o “campo com gente”, emergindo discussões como a permanência do jovem no campo, Agroecologia, Economia Solidária e Educação do Campo. O objetivo, aqui, é discutir sobre as ações desenvolvidas durante um projeto de iniciação científica focado no fomento de processos formativos com jovens rurais. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação e o público os jovens da comunidade rural Alto Isabel. A intervenção consistiu em: realização de um intercâmbio de experiências e oficinas em territórios educativos do campo; construção de horta coletiva e realização de entrevistas. Os jovens apresentaram forte pertencimento ao campo, mas uma tendência de afastamento com a produção na terra. Assim, torna-se importante a realização de ações formativas que reflitam sobre o projeto de vida dos jovens rurais, abarcando as diferentes possibilidades de trabalhar, profissionalizar e viver no campo.

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Biografia do Autor

Edeilson Brito de SOUZA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, ​Campus ​Serrinha.

Dione Costa SANTOS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Tecnóloga em Gestão de Cooperativas e Pós-graduanda da Especialização em Inovação Social com Ênfase em Economia Solidária e Agroecologia, ambos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, ​Campus ​Serrinha.

Glauciane Pereira dos SANTOS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Graduanda do curso Tecnólogo em Gestão de Cooperativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, ​Campus ​Serrinha.

Heron Ferreira SOUZA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Doutor em Educação; Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, ​Campus ​Serrinha.

Antonio José de SOUZA, Secretaria Municipal de Educação de Itiúba/BA

Doutor em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSal); professor na Secretaria Municipal de Educação de Itiúba/BA.

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Publicado

22-08-2023

Como Citar

SOUZA, E. B. de, SANTOS, D. C., SANTOS, G. P. dos, SOUZA, H. F., & SOUZA, A. J. de. (2023). Pesquisa-ação-formação com jovens rurais: contextos, caminhos e achados. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15781

Edição

Seção

Artigos