Extensão universitária: contribuições de palestras temáticas no processo formativo de professores de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15954

Palavras-chave:

Palestras, Formação de professores, Extensão universitária, Licenciatura em Química

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver atividades com os licenciandos em Química, tendo em vista aproximação com outros setores sociais, bem como outros espaços acadêmicos, tendo em vista uma compreensão da responsabilidade e compromisso social de sua profissão. A equipe organizadora foi constituída por seis discentes dos cursos de Química, sendo realizado o levantamento dos interesses dos licenciandos, por meio de um formulário online. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes palestrantes e os discentes que assistiram às palestras. Além disso, também integrou o corpus da análise, os relatos dos discentes executores das atividades. Os resultados apontaram que o macrotema de maior interesse dos licenciandos foi “ciência, tecnologia e inovação” (24%), enquanto o macrotema “processos de globalização e política internacional” (0%) não despertou o interesse do licenciandos. A partir disso, foram organizadas oito palestras, presencial e remotamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Batista de AZEVEDO, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (2011). Possui experiência em Engenharia Civil na área de fiscalização, planejamento e execução de obras de infraestrutura viária. Atualmente está realizando uma graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui experiência nos programas de iniciação à docência (PIBID) e residência pedagógica (RP).

Aline Samara Lima de JESUS, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas.

Ted Wilson Pereira de OLIVEIRA, Universidade Federal do Amazonas

Estudante de graduação do curso de Bahcarelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas.

Paula Raquel da Rocha SOARES, Universidade Federal do Amazonas

Licencianda em Química pela Universidade Federal do Amazonas.

Marcel Bruno Pereira BRAGA, Universidade Federal do Amazonas

Professor no Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Doutor em Ensino das Ciências (Ramo do Ensino da Física) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (Capes: conceito 6), Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA-2010), graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM-2000). O campo de investigação concentra-se na: Ensino Experimental; Ensino por Investigação; Mudança Conceitual; Currículo; Competências científicas e docentes; Análise de Livros Didáticos (LDs) de Física; Psicometria moderna (Teoria da Resposta ao Item e Teoria Clássica dos Testes), em geral, dentro da temática da Termodinâmica.

Paulo Rogério da Costa COUCEIRO, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor associado em Físico-Química, do Departamento de Química da Universidade Federal do Amazonas. Tem ampla experiência administrativa e acadêmica, como Chefe de Departamento, Coordenador de Graduação em Química, Coordenador de Pós-Graduação em Química e Coordenador Geral do PARFOR/CAPES. Na pesquisa atua na área de Físico-Química.

Sidilene Aquino de FARIAS, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel e Licenciada em Química, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em que desenvolveu pesquisa sobre a Formação Inicial de Professores de Química. Atualmente é Professora Associada 3 da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação Química, principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Ciências, aprendizagem no ensino de Ciências, motivação da aprendizagem, materiais didáticos e experimentação no ensino.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4. ed. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2009.

BEHAR, Patrícia Alejandra; PASSERINO, Liliana Maria; BERNARDI, Maira. Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 5, n. 2, p.1-12, 2007.

BORTOLAI, Michele Marcelo Silva; LIMA, Rafaela dos Santos; DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic. “Ser professor de química é”: percepções sobre docência e o seu papel social. Revista Práxis Educacional, v.17, n. 46, p. 315-333, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria Nº 386, de 23 de agosto de 2021. Dispõe sobre o componente de Formação Geral, no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edição 2021. Brasília-DF: MEC/INEP, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília-DF: MEC, Conselho Nacional de Educação, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2, de 1o de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília-DF: MEC, Conselho Nacional de Educação, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC/CNE, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências.

BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH. Evely; BZUNECK, José Aloyseo. (Orgs.) A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências: Tendências e Inovações. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FARIAS, Sidilene Aquino de. A. Formação inicial de professores de química na região norte: análise das diferentes concepções das IES públicas e de professores e estudantes do ensino médio. Tese. (Doutorado em Ciências), Universidade Federal de São Carlos, 2011.

FARIAS, Sidilene Aquino de; SOUZA, Ana Cris Nunes de. Construção da identidade docente na licenciatura dupla em Biologia e Química: contribuições do currículo. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-21, 2021.

FORPROEX, Política de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), Manaus, Maio. 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, n. 68, p. 239 –277, 1999.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, p. 13-37, 1986.

MACHADO, Letícia Rocha; LONGHI, Magalí Teresinha; BEHAR, Patrícia Alejandra. Domínio tecnológico: saberes e fazeres na educação à distância. In: BEHAR, P. A. Competências em educação à distância. 1. ed. Porto Alegre: Penso, p. 56–80, 2013.

MOROSINI, Marilia Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa; LEITE, Denise; FRANCO, Maria Estela Dal Pai; CUNHA, Maria Isabel da; ISAIA, Silvia Maria Aguiar. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 64, p. 13-37, 2016.

PPGQ/UFAM. Programa de Pós-Graduação em Química, das Universidade Federal do Amazonas. Linha de Pesquisa: Ensino de Química. Disponível em: https://ppgq.ufam.edu.br/teste-1.html. Acesso em: 03 Abr. 2023.

SANTOS, Maria Cristina Elyote Marques; SANTOS, Paulo César Marques de Andrade. Pesquisa e extensão universitária como sustentação do ensino. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 9, p. 14345-14360, 2019.

SOUZA, Elen Karine Schweig; QUEVEDO, Éverton Reis. Análise das concepções de ensino e aprendizagem a partir do item ‘Formação Geral’ das provas ENADE. Anais da Mostra de Iniciação Científica do Cesuca - ISSN 2317-5915, n. 15, 2021.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 224p.

Downloads

Publicado

17-08-2023

Como Citar

AZEVEDO, K. B. de, JESUS, A. S. L. de, OLIVEIRA, T. W. P. de, SOARES, P. R. da R., BRAGA, M. B. P., COUCEIRO, P. R. da C., & FARIAS, S. A. de. (2023). Extensão universitária: contribuições de palestras temáticas no processo formativo de professores de Química. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15954

Edição

Seção

Artigos