Extensión universitaria: aportes de las conferencias temáticas em el proceso formativo de los profesores de Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15954

Palabras clave:

Conferencias, Formación del profesorado, Extensión universitaria, Licenciatura en Química

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo desarrollar actividades con los alumnos de la licenciatura en Química, con vistas a La aproximación con otros sectores sociales, así como con otros espacios académicos, con vistas a La comprensión de La responsabilidad y del compromiso social de su profesión. El equipo organizador estuvo formado por seis estudiantes de las carreras de Química, y se realizó una encuesta sobre los intereses de los estudiantes de grado a través de un formulario en línea. También se realizaron entrevistas semiestructuradas a los profesores conferenciantes y a los alumnos que asistieron a las clases. Además, también integraron el corpus del análisis los informes de los alumnos que realizaron las
actividades. Los resultados señalaron que el tema macro de mayor interés de los estudiantes de licenciatura fue "ciencia, tecnología e innovación" (24%), mientras que el tema macro "procesos de globalización y política internacional" (0%) no despertó el interés de los estudiantes de licenciatura. A partir de ahí, se organizaron ocho conferencias, presenciales y a distancia.

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Biografía del autor/a

Kelly Batista de AZEVEDO, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (2011). Possui experiência em Engenharia Civil na área de fiscalização, planejamento e execução de obras de infraestrutura viária. Atualmente está realizando uma graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui experiência nos programas de iniciação à docência (PIBID) e residência pedagógica (RP).

Aline Samara Lima de JESUS, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas.

Ted Wilson Pereira de OLIVEIRA, Universidade Federal do Amazonas

Estudante de graduação do curso de Bahcarelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas.

Paula Raquel da Rocha SOARES, Universidade Federal do Amazonas

Licencianda em Química pela Universidade Federal do Amazonas.

Marcel Bruno Pereira BRAGA, Universidade Federal do Amazonas

Professor no Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Doutor em Ensino das Ciências (Ramo do Ensino da Física) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (Capes: conceito 6), Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA-2010), graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM-2000). O campo de investigação concentra-se na: Ensino Experimental; Ensino por Investigação; Mudança Conceitual; Currículo; Competências científicas e docentes; Análise de Livros Didáticos (LDs) de Física; Psicometria moderna (Teoria da Resposta ao Item e Teoria Clássica dos Testes), em geral, dentro da temática da Termodinâmica.

Paulo Rogério da Costa COUCEIRO, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor associado em Físico-Química, do Departamento de Química da Universidade Federal do Amazonas. Tem ampla experiência administrativa e acadêmica, como Chefe de Departamento, Coordenador de Graduação em Química, Coordenador de Pós-Graduação em Química e Coordenador Geral do PARFOR/CAPES. Na pesquisa atua na área de Físico-Química.

Sidilene Aquino de FARIAS, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel e Licenciada em Química, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em que desenvolveu pesquisa sobre a Formação Inicial de Professores de Química. Atualmente é Professora Associada 3 da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação Química, principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Ciências, aprendizagem no ensino de Ciências, motivação da aprendizagem, materiais didáticos e experimentação no ensino.

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Publicado

2023-08-17

Cómo citar

AZEVEDO, K. B. de, JESUS, A. S. L. de, OLIVEIRA, T. W. P. de, SOARES, P. R. da R., BRAGA, M. B. P., COUCEIRO, P. R. da C., & FARIAS, S. A. de. (2023). Extensión universitaria: aportes de las conferencias temáticas em el proceso formativo de los profesores de Química. Revista ELO – Diálogos Sobre Extensión, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15954

Número

Sección

Artículo